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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Como preparar os alimentos aproveitando ao máximo seus nutrientes

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

26 março 2018 - 00h02

O modo de preparo do alimento pode influenciar significativamente no valor nutritivo. Todos sabem que vegetais crus apresentam maior teor de nutrientes do que aqueles que passaram por processo de cozimento, mas você sabia que no cozimento a vapor, a perda de nutrientes é menor do que quando se mergulha o alimento em água fervente? Sim! Quando o cozimento acontece no vapor a perda de vitaminas fica entre 10 a 30%, enquanto o cozimento na água a perda é de 40 a 60%.

Entretanto, caso não seja possível utilizar o vapor, a água de cozimento pode ser utilizada para a elaboração de caldos caseiros, substituindo os caldos artificiais. A água também pode ser utilizada em diversas preparações tais como sopas, risotos, entre outras, enriquecendo o seu valor nutricional. 
Para saber ao certo como preparar alimentos aproveitando ao máximo os nutrientes, além do cozimento a vapor, confira mais dicas:
 

- Sempre cozinhe os alimentos com casca. A casca serve como uma proteção do alimento, desta forma evita-se a perda de componentes nutricionais do alimento.

- Evite cortar em pedaços muito pequenos. Quando cortamos os alimentos em pedaços muito pequenos acabamos reduzindo as fibras, portanto prefira em pedaços maiores para mastigar bem e poder aproveitar a absorção.

- Preste atenção no tempo de cozimento. Quanto maior o tempo de cozimento mais nutrientes se perde no preparo, portanto deixar sempre al dente é uma boa opção.

- Fogo alto ao grelhar carnes. Ao começar a grelhar carnes utiliza-se o fogo alto, e só depois vá diminuindo, pois, o contato com a alta temperatura formará uma crosta que dificulta a perda de minerais.

Importante nunca deixar formar crosta demais e muito escura nas carnes, pois estudos sugerem o aumento das chances de câncer.

No mais, orienta-se dar preferência a alimentos crus na forma de saladas, cozidos (preferencialmente no vapor) ou com adição de pequenas quantidades de óleos e gorduras, e sal, de modo que os alimentos in natura ou minimamente processados sejam a base da alimentação. O uso de temperos e ervas naturais ajudam a realçar o sabor do alimento, o que favorece a reduzir o consumo de temperos minimamente processados. 

* Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News. 

 

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