Menu
Busca segunda, 14 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Como escolher o verdadeiro açaí

O açaí precisa ter aspecto de vinho escuro, caso esteja em um tom de roxo mais claro, pode ter sido misturado com outra substância

29 janeiro 2018 - 05h30
Considerada uma superfruta, o açaí já caiu no gosto brasileiro por causa dos inúmeros benefícios de agir na prevenção de doenças cardiovasculares, rejuvenescimento celular, atuar positivamente na circulação sanguínea e manter os processos orgânicos saudáveis e ativo.
 
O que muitos não sabem é que a extração da polpa é feita em uma máquina que faz a raspagem da semente e acréscimo de água. As mesmas sementes passam três vezes nesse processo e cada etapa gera um extrato diferente. A indústria mistura xarope de guaraná ao açaí, que dá o sabor adocicado e torna o creme com maior concentração calórica.
 
Mas, como escolher a melhor opção de polpa de açaí? Se a intenção é usufruir dos benefícios da fruta, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes, na hora da escolha e compra do produto.
Geralmente essa bebida é encontrada em forma de suco, polpa congelada ou acompanhado de vários outros ingredientes (leite condensado, leite em pó, creme de avelã, xarope de guaraná, glucose e entre outros).
 
A melhor forma de aproveitar os benefícios deste fruto é através do suco ou da polpa congelada. Apesar daquela mistura de ingredientes consumidos nas lanchonetes ser deliciosa, ela é muito rica em açúcar e por isso, vem o mito que o açaí é um fruto calórico. Ele não é calórico, em 100 gramas de polpa existem cerca de 60 calorias e 4 gramas de gordura, e essa gordura é muito saudável. O que torna o consumo de açaí calórico é adicionar os acompanhamentos açucarados. Isso sim torna a mistura calórica!
 
Uma dica importante é prestar atenção na cor do produto, é a cor que vai determinar a qualidade do produto. O açaí precisa ter aspecto de vinho escuro, caso esteja em um tom de roxo mais claro, pode ter sido misturado com outra substância, além disso a forma de conservar a polpa de açaí também é muito importante para a qualidade do produto. Em supermercados, ela deve ser mantida sempre gelada, em uma temperatura de -18º. Depois de comprar o produto, a melhor opção é congelar.
 
Portanto, se quiser consumir o verdadeiro açaí fique atento aos rótulos e características do produto. Prefira adoçar com frutas, mel ou açúcar mascavo em pequenas doses.
 
Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alho: um poderoso fitoterápico
O que você não sabia sobre dietas restritivas
A importância do café da manhã para crianças e adolescentes
Como a alimentação pode auxiliar a minimizar os sintomas do tempo seco
O que são e como controlar os triglicerídeos?

Mais Lidas

CLIMA
Previsão aponta dias chuvosos e queda de temperatura em Dourados
DOURADOS
Acionados para atender queda de moto, Bombeiros só encontram vítima no local
DOURADOS
Clima fica tenso com índios presos em confrontos às margens da Perimetral Norte
MS
Idosa é atingida por jaca durante procissão e precisa ser socorrida