Menu
Busca terça, 18 de junho de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Como escolher o queijo mais saudável?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

20 maio 2019 - 00h03

O queijo é um produto lácteo à base de leite, produzido em uma variedade de formas, texturas e sabores. Ao longo da história, o queijo tem sido uma parte importante da dieta, tanto como um alimento básico, como uma comida gourmet. Além de ser delicioso, é altamente nutritivo e muito rico em várias vitaminas e minerais. Contudo, com tantas opções disponíveis no mercado, você sabe qual é o mais saudável?

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, os queijos que fazem parte de uma alimentação saudável são compostos por leite, sal e micro-organismos usados para fermentar o leite, como fermento lácteo e coalho. E para saber o tipo mais adequado, o ideal é consultar a tabela nutricional e a lista de ingredientes.

O melhor é escolher os que, além de menos calóricos, têm menores teores de gordura e de sódio e que sejam preparados sem corantes, saborizantes ou outros ingredientes.

Muitos não sabem, mas quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras.

Vale destacar que os queijos amarelos, em geral, contêm uma quantidade maior de gordura saturada, de colesterol e de sódio, e podem contribuir para o surgimento de problemas como pressão alta e doenças cardiovasculares. Contudo, muita atenção! O valor nutricional dos queijos não tem a ver somente com a sua cor. Saiba que o valor nutricional dos queijos é dado também pela quantidade de leite que é utilizada para produzir um quilo de queijo e da quantidade de umidade (soro de leite) que o queijo retém em sua massa. Há queijos que, apesar de não serem propriamente amarelos, como o brie, o gouda ou o gorgonzola, são ricos em gordura, calorias e colesterol. Fique atento!

 

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Devo beber água durante o treino?
Desidratação é coisa séria
Parar de fumar predispõe ao ganho de peso?
Mitos já criados sobre a suplementação
Como escolher o queijo mais saudável?

Mais Lidas

AQUIDAUANA
Douradense desaparece nas águas do rio Aquidauana durante banho
PARAGUAI
Motim termina com 10 mortos e presos queimados e decapitados
MASSACRE EM SAN PEDRO
Ministro paraguaio promete expulsar membros do PCC após motim com 10 mortos
PONTA PORÃ
Mulher grávida é assassinada com 4 tiros na região de fronteira