Menu
Busca domingo, 09 de dezembro de 2018
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Como alimentação saudável pode combater o cansaço?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

08 outubro 2018 - 01h03

Sabemos que a vida corrida, o excesso de trabalho e noites mal dormidas são razões que não podemos ignorar para uma fadiga maior, porém, se o nosso dia a dia está posto desta maneira e, em alguns casos pouco podemos fazer para mudá-los, que tal mexer em um ponto no qual somos totalmente responsáveis? Este ponto é a nossa nutrição!

Muitos não sabem, mas quem se alimenta de forma adequada, mais vezes ao dia e em pequenas porções, consegue transformar o alimento mais facilmente em energia. Já aquele que faz apenas duas refeições diárias e em grande quantidade, ou abusa de comidas gordurosas que têm digestão lenta, vai gastar mais energia que seria para outras coisas na digestão.

Quem trabalha fora muitas vezes repete uma rotina: café da manhã apressado, com isso come em excesso no almoço e volta a se alimentar de novo apenas no jantar. Pode estar aí uma das explicações de cansaço e falta de disposição.

A comida digerida é o combustível para o corpo funcionar ao longo do dia. É necessária uma alimentação mais equilibrada e fracionada, para que o organismo absorva melhor os nutrientes sem sobrecarregar o sistema.

Hábitos alimentares não saudáveis também podem gerar cansaço e sono durante o dia. Muitas pessoas pensam que o cansaço do dia a dia vem do trabalho ou de outros fatores, mas pode ser uma questão de ter uma melhor alimentação. Comer em pequenas porções, várias vezes ao dia e com preferência para alimentos saudáveis e in natura são ações que darão mais disposição e ajudam a combater o cansaço.

Lembre-se: o trabalho e a falta de tempo não podem ser desculpa para maus hábitos alimentares. Organização e disciplina é o ponto chave. Associe hábitos alimentares saudáveis aos exercícios físicos para manter seu corpo ativo e combater o cansaço. 

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Como comer de forma saudável fora do lar?
Redes sociais podem ser gatilho para distúrbios alimentares na adolescência
Novembro Azul: a saúde do homem
Enxaqueca e Alimentação: tem alguma relação?
Você sabe como escolher o tipo de pão mais saudável?

Mais Lidas

VIOLÊNCIA
Idosa é espancada, esfaqueada e vai parar na UTI após assalto em Dourados
DOURADOS
Vereadores voltam a “sumir” e eleição da Mesa da Câmara é adiada mais uma vez
DOURADOS
Presos na Cifra Negra devem ser transferidos ainda hoje à PED e delação não é descartada
DOURADOS
Polícia cumpre todos os mandados de prisão em ação que investiga corrupção na Câmara