Menu
Busca segunda, 18 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Como alimentação saudável pode combater o cansaço?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

08 outubro 2018 - 00h03

Sabemos que a vida corrida, o excesso de trabalho e noites mal dormidas são razões que não podemos ignorar para uma fadiga maior, porém, se o nosso dia a dia está posto desta maneira e, em alguns casos pouco podemos fazer para mudá-los, que tal mexer em um ponto no qual somos totalmente responsáveis? Este ponto é a nossa nutrição!

Muitos não sabem, mas quem se alimenta de forma adequada, mais vezes ao dia e em pequenas porções, consegue transformar o alimento mais facilmente em energia. Já aquele que faz apenas duas refeições diárias e em grande quantidade, ou abusa de comidas gordurosas que têm digestão lenta, vai gastar mais energia que seria para outras coisas na digestão.

Quem trabalha fora muitas vezes repete uma rotina: café da manhã apressado, com isso come em excesso no almoço e volta a se alimentar de novo apenas no jantar. Pode estar aí uma das explicações de cansaço e falta de disposição.

A comida digerida é o combustível para o corpo funcionar ao longo do dia. É necessária uma alimentação mais equilibrada e fracionada, para que o organismo absorva melhor os nutrientes sem sobrecarregar o sistema.

Hábitos alimentares não saudáveis também podem gerar cansaço e sono durante o dia. Muitas pessoas pensam que o cansaço do dia a dia vem do trabalho ou de outros fatores, mas pode ser uma questão de ter uma melhor alimentação. Comer em pequenas porções, várias vezes ao dia e com preferência para alimentos saudáveis e in natura são ações que darão mais disposição e ajudam a combater o cansaço.

Lembre-se: o trabalho e a falta de tempo não podem ser desculpa para maus hábitos alimentares. Organização e disciplina é o ponto chave. Associe hábitos alimentares saudáveis aos exercícios físicos para manter seu corpo ativo e combater o cansaço. 

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Comer a fruta ou tomar suco natural?
Fake News sobre alimentos e o câncer
O que nunca te contaram sobre cortar carboidratos
A importância de cuidar da hidratação nos dias mais quentes
Quando deve ser indicado um suplemento alimentar?

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncia anônima, Polícia fecha “boca de fumo” no jardim Itália
POLÍCIA
Para defender a mãe de agressão, adolescente mata padrasto a tiros
Homem é assassinado a tiros de pistola na região de fronteira
TRÁFICO
Homem de 27 anos é preso com 185 quilos de maconha em residência