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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Colesterol: como controlar?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

26 agosto 2019 - 00h03

“Colesterol” é uma daquelas palavras que escutamos constantemente, mas que de fato poucos compreendem o que é. A hipercolesterolemia, como é denominado cientificamente o excesso do colesterol no sangue, é uma doença silenciosa que pode causar diversos males ao sistema cardiovascular das pessoas, resultando, inclusive, em infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Monitorar os níveis de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) no sangue é uma excelente forma para previr problemas de saúde, especialmente os ligados ao sistema cardíaco. Entretanto, este é um tema que gera bastante confusão.

O aumento do colesterol ruim sempre foi associado ao alto consumo de comidas gordurosas. Isso fortaleceu a ideia de que, para saber como controlar o colesterol, era somente preciso cortar toda a gordura na alimentação, especialmente a gordura animal. Crença errada!

Muitos não sabem, mas o nosso corpo não funciona dessa forma, é preciso entender que a gordura tem um papel importante no nosso organismo, o fato é que o colesterol é nada menos do que essencial para a vida. Ele é utilizado para sintetizar diversos hormônios necessários para o bom funcionamento do organismo, atua na constituição das membranas celulares, produção da bile e metabolização de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), entre outras funções.

Não obstante, o colesterol presente nos alimentos exerce pouca influência sobre a concentração do colesterol no sangue. O colesterol possui um componente genético fortíssimo, pois cerca de 80% são produzidos pelo nosso corpo. Existe o colesterol proveniente da dieta (exógeno) e o produzido pelo nosso corpo (endógeno). O colesterol circula na corrente sanguínea ligado a lipoproteínas como LDL, HDL e VLDL. 

Como controlar com a dieta? Estudos indicam que o consumo de nozes, grãos e fibras vindas de alimentos como leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilhas) e dos legumes e frutas podem ajudar a reduzir o colesterol total no sangue, assim como o consumo regular de peixe. A aveia também se destaca como um dos alimentos fortemente aliado a redução do colesterol. 

Por fim, simplifique, consuma mais comida de verdade! Varie a alimentação com grãos, verduras, legumes, carnes e laticínios, e diminua o uso de sal, açúcar e gordura nas preparações. Essa é a melhor forma de saber não só como controlar o colesterol, mas também como manter o peso e a saúde.

A dica é final é: procure ter uma vida ativa! Corpo em movimento e comida fresca à mesa é uma fórmula de sucesso para quem busca viver com qualidade.

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News. 

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