Menu
Busca quinta, 19 de setembro de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Associação entre exposição materna a inseticidas e autismo em crianças

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

15 abril 2019 - 00h05

Embora os pesticidas sejam necessários para a eliminação de insetos e outras pragas, os produtos químicos tóxicos utilizados podem ser prejudiciais ou até mesmo fatais para as crianças.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio complexo do neurodesenvolvimento com uma etiologia amplamente desconhecida.

Em novo artigo do American Journal Of Psychiatry, pesquisadores investigaram se níveis elevados de inseticida diclorodifeniltricloroetano (DDT) em gestantes estão associados ao risco de autismo nos seus filhos. Segundo os pesquisadores, quanto mais alto for o nível de pesticida no sangue das grávidas, maior é a probabilidade de seu filho apresentar o transtorno, que atinge cerca de 150.000 pessoas por ano no Brasil. 

Vale destacar que nas mulheres grávidas, as substâncias químicas são repassadas para o feto em desenvolvimento, associados a fatores genéticos e ambientais, as descobertas sugerem que a exposição pré-natal à toxina do pode ser um gatilho para o autismo.

Os autores concluíram que exposição materna a inseticidas está associada ao autismo entre os filhos, o que pode representar potenciais implicações para a prevenção ou fornecer melhor compreensão sobre a fisiopatogenia da doença.

Como prevenir? Sabemos que os químicos não podem ser removidos do meio ambiente, portanto, a melhor forma de limitar a exposição é optando por uma alimentação com mais frutas e verduras orgânicas e evitar residir perto de locais com concentrações de resíduos tóxicos. Ressalta-se que pais devem estar cientes desses perigos e fazer todos os esforços para limitar a exposição aos pesticidas.

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

O que são e como controlar os triglicerídeos?
Não como saladas e nem frutas, e agora?
Vitamina K: pouco conhecida, porém muito importante!
Colesterol: como controlar?
Desperdício de alimentos: o que eu tenho a ver com isso?

Mais Lidas

DOURADOS
De assaltante frustrado a autor de furto, jovem agora é apontado como assassino frio e cruel
DOURADOS
“Terror”: Empresário foi agredido e ameaçado de morte durante roubo de joias
CRIME BRUTAL
Após matar pai e filho, assassino arrancou cérebro de menor e manteve fogo aceso para queimar corpos
DOURADOS
Interno foge da PED durante trabalho de manutenção