Menu
Busca sexta, 18 de outubro de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Alimentação adequada evita o refluxo gastroesofágico

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

05 agosto 2019 - 00h02

A doença do refluxo gastroesofágico é um problema digestivo em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. 

Os sintomas de refluxo são extremamente desconfortáveis como azia ou queimação no estômago, mas pode atingir a garganta, dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio, tosse seca e doenças pulmonares de repetição (pneumonias, bronquites e asma).

Muitos não sabem, mas o paciente que apenas usa a medicação prescrita sem orientação formal de nutricionista sobre a alimentação e sobre o comportamento alimentar continua a ter sintomas, na maior parte dos casos. O comportamento alimentar (a maneira como a pessoa se alimenta) é um fator de extrema importância.  

Além do mais, alguns alimentos, como o café, chá preto, chá mate, chocolate, alimentos ácidos e bebidas gasosas, favorecem o desenvolvimento da doença pois desencadeiam o refluxo, porém devemos respeitar as individualidades. O ideal mesmo para identificar quais alimentos causam desconforto no paciente é realizar um diário alimentar. Através dele o profissional nutricionista consegue elaborar um plano alimentar individualizado e condizente com a realidade do seu paciente.

Saiba que o excesso de peso, má alimentação e o fumo são fatores que também contribuem intensamente para a ocorrência do distúrbio.

Diante disso, mudanças nos hábitos alimentares dos pacientes são necessárias para o tratamento do refluxo, que por ser um distúrbio crônico não possui cura efetiva. Porém, se não tratada corretamente, a doença pode acarretar graves problemas no aparelho digestivo, entre eles o câncer do esôfago. Cuide-se!

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alho: um poderoso fitoterápico
O que você não sabia sobre dietas restritivas
A importância do café da manhã para crianças e adolescentes
Como a alimentação pode auxiliar a minimizar os sintomas do tempo seco
O que são e como controlar os triglicerídeos?

Mais Lidas

BNH IV PLANO
Polícia investiga morte de bebê logo após parto em Dourados
DOURADOS
Com fim de contrato, empresa começa a retirar lombadas eletrônicas
DOURADOS
Pente-fino teve ‘bate-grade’ e apreendeu drogas, celulares e facas artesanais
DOURADOS
Ladrões invadem e fazem “limpa” em casas