Menu
Busca sexta, 19 de julho de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Açúcar escondido: como identificar no rótulo outros nomes para esse ingrediente?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

13 maio 2019 - 00h02

Você sabia que diversos alimentos industrializados possuem açúcar na sua composição e muitas pessoas não identificam como fontes de açúcares ou doces? É muito comum ingerir excesso de açúcar sem saber, pois, o açúcar está mascarado em vários produtos industrializados, e como consequência a ingestão elevada de alimentos ricos em açúcares livres é preocupante, normalmente associada a uma má qualidade alimentar, podendo levar à obesidade e ao risco de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Muitos não sabem, mas um alimento que parece não conter açúcar pode trazer esse ingrediente de forma disfarçada. Há várias denominações para o açúcar escondido em produtos industrializados. Nos rótulos nutricionais podemos ver como: frutose, xarope de milho, sacarose, lactose, maltodextrina, extrato de malte, açúcar invertido, mel, dextrose, galactose, polidextrose, caldo de cana, melado, açúcar mascavo, açúcar cristal, néctares, xarope de gave, e entre outros.

Parcela expressiva do problema é que o mercado alimentício percebeu que os consumidores vinham evitando produtos que identificavam conter açúcar e, assim, passou a criar obstáculos que dificultam a compreensão dos rótulos, como a utilização de diferentes denominações que o disfarçar-se. 

Saiba que consultar os rótulos dos alimentos antes de comprá-los é um hábito que poucas pessoas têm, mas que é essencial para a saúde. Só assim é possível saber se o produto é feito com bons ingredientes ou vem abarrotado de aditivos químicos. 

Contudo, vale lembrar que a lista de ingredientes de um rótulo revela a composição e mostra quais são os elementos saudáveis ou prejudiciais ao organismo, e para isso é importante destacar que não adianta procurar somente por nomes familiares, seja curioso. Leia rótulos nutricionais!

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pesquisas mostram que obesos são desnutridos
Mandioca, o alimento do século
Hipertensão Arterial: uma das principais causas de morte no país
Porque sentimos mais fome no inverno?
Devo beber água durante o treino?

Mais Lidas

FRONTEIRA
Pistoleiros são presos após executarem homem a tiros
DOURADOS
Delegado encerra Inquérito e aguarda perícia para saber se tiro que matou bioquímico foi acidental
DOURADOS
AGORA: Homem é baleado no Estrela Verá
FRONTEIRA
Suspeito de ter matado homem encontrado boiando em rio é preso