Menu
Busca domingo, 15 de setembro de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Açúcar escondido: como identificar no rótulo outros nomes para esse ingrediente?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

13 maio 2019 - 00h02

Você sabia que diversos alimentos industrializados possuem açúcar na sua composição e muitas pessoas não identificam como fontes de açúcares ou doces? É muito comum ingerir excesso de açúcar sem saber, pois, o açúcar está mascarado em vários produtos industrializados, e como consequência a ingestão elevada de alimentos ricos em açúcares livres é preocupante, normalmente associada a uma má qualidade alimentar, podendo levar à obesidade e ao risco de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Muitos não sabem, mas um alimento que parece não conter açúcar pode trazer esse ingrediente de forma disfarçada. Há várias denominações para o açúcar escondido em produtos industrializados. Nos rótulos nutricionais podemos ver como: frutose, xarope de milho, sacarose, lactose, maltodextrina, extrato de malte, açúcar invertido, mel, dextrose, galactose, polidextrose, caldo de cana, melado, açúcar mascavo, açúcar cristal, néctares, xarope de gave, e entre outros.

Parcela expressiva do problema é que o mercado alimentício percebeu que os consumidores vinham evitando produtos que identificavam conter açúcar e, assim, passou a criar obstáculos que dificultam a compreensão dos rótulos, como a utilização de diferentes denominações que o disfarçar-se. 

Saiba que consultar os rótulos dos alimentos antes de comprá-los é um hábito que poucas pessoas têm, mas que é essencial para a saúde. Só assim é possível saber se o produto é feito com bons ingredientes ou vem abarrotado de aditivos químicos. 

Contudo, vale lembrar que a lista de ingredientes de um rótulo revela a composição e mostra quais são os elementos saudáveis ou prejudiciais ao organismo, e para isso é importante destacar que não adianta procurar somente por nomes familiares, seja curioso. Leia rótulos nutricionais!

*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Não como saladas e nem frutas, e agora?
Vitamina K: pouco conhecida, porém muito importante!
Colesterol: como controlar?
Desperdício de alimentos: o que eu tenho a ver com isso?
Agosto dourado: a importância da rede de apoio para o sucesso da amamentação

Mais Lidas

DOURADOS
Motorista faz ‘strike’ de motos no Centro e deixa três feridos
DOURADOS
Força-tarefa tira mais de 20 veículos de circulação na Coronel Ponciano
TRAGÉDIA
Cantor sertanejo morre em acidente de carro no MS
DOURADOS
Armados, indígenas se aproximam de seguranças em área invadida na Perimetral Norte