Menu
Busca quinta, 21 de março de 2019
(67) 9860-3221
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

Abacate: vilão ou mocinho?

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

25 fevereiro 2019 - 00h02

Durante muito tempo o abacate foi um vilão para muitos. Quem se apega ainda em contar calorias, considera o abacate uma bomba calórica. Mas, não podemos pensar somente nas calorias dos alimentos, é preciso pensar em tudo de bom que um alimento tem a nos oferecer.

O abacate é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas, benéficas ao organismo por contribuir para a redução dos níveis de triglicérides e colesterol, elevando o colesterol bom e diminuindo o colesterol ruim.

Além disso, o abacate possui altos níveis de antioxidantes. O abacate apresenta ainda outros nutrientes que podem ser benéficos à saúde, como potássio e luteína, que podem ajudar a manter níveis adequados da pressão arterial e a controlar o estresse oxidativo.

Estudos têm testado os benefícios do óleo de abacate, demonstrando resultados iniciais positivos. Trabalhos realizados em humanos e em animais demonstraram que o óleo de abacate ajuda a controlar o peso, reduz o risco de diabetes.

Mas não é porque o abacate é gordura boa que você deve exagerar. Como qualquer alimento rico em gordura, seu consumo deve ser moderado. Por isso, nada de adicionar açúcar, já que isso tornaria o consumo da fruta excessivamente calórico. Para tudo é preciso moderação.

Aliás, a natureza é tão sábia que deu ao abacate o poder de saciar, o que vai lhe ajudar a ser moderado no seu consumo. 

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Como suas emoções podem interferir no emagrecimento?
A alimentação da mulher
Pais, não superalimentem seus filhos
Abacate: vilão ou mocinho?
Comer a fruta ou tomar suco natural?

Mais Lidas

PREJUÍZO
Chuva forte derruba árvores e deixa ruas alagadas em Dourados
IMPETUS
“Central de inteligência” do PCC que planejava matar servidores de MS é desarticulada na PED
PONTA PORÃ
Chuva forte causa transtornos e casal cai de moto em meio a enxurrada; veja vídeo
DOURADOS
Defesa Civil mantém alerta com “chuvarada” que deve continuar na região