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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

A importância do café da manhã para crianças e adolescentes

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

30 setembro 2019 - 00h02
A primeira refeição do dia é a mais importante para todos os indivíduos. No entanto, no caso de crianças e adolescentes, que não têm o hábito de se alimentarem pela manhã, essa relevância é ainda mais acentuada. Pular o desjejum pode ocasionar em problemas como cansaço, sonolência, falta de concentração e dificuldade de memorização.
 
Estudos demonstraram o benefício do consumo do café́ da manhã em relação ao rendimento escolar, desempenho de memória e performance cognitiva. Indivíduos que consomem o café́ da manhã, comparados aos indivíduos que omitem essa refeição, têm maior aporte de micronutrientes e tendem a alcançar as recomendações nutricionais.
 
Vale ressaltar que jovens enfrentam diariamente a rotina de estudos e ainda estão em fase de crescimento, o que significa que milhares de reações químicas ocorrem em seus corpos a todo instante, devido ao metabolismo acelerado e à constante renovação celular. Nessa etapa da vida, é importante que a alimentação equilibrada, isto é, para garantir uma produção eficaz de energia, e um bom café da manhã pode ser o diferencial básico em seus desempenhos. Crianças e adolescentes que não se alimentam bem antes de ir para a escola apresentam rendimentos inferiores àquelas que tomam um café reforçado e nutritivo, a grosso modo isso ocorre porque o cérebro necessita de glicose para funcionar e fazer com que os pequenos aprendam da melhor forma possível.
 
Não obstante, estudos revelam que ao dispensar o café da manhã, muitas de crianças e adolescentes em todo o mundo podem substituir uma alimentação mais saudável dentro de casa pelo consumo, em cafeterias e lanchonetes escolares, de alimentos industrializados muitas vezes hipercalóricos e de baixo valor nutricional, como salgadinhos, doces e refrigerantes, o que está diretamente ligado ao desenvolvimento da obesidade.
 
Portanto, para que a correria não seja uma desculpa, a recomendação é apostar no planejamento do café da manhã na noite anterior ou, até mesmo, no fim de semana. Em resumo, o café da manhã é ideal para:
 
Repor energia e nutrientes como vitaminas e minerais;
 
Aumentar o desempenho intelectual e a atenção;
 
Favorecer o desenvolvimento infantil;
 
Estimular hábitos alimentares saudáveis e equilibrar o plano alimentar.
 
Por fim um café da manhã nutritivo é composto dos três grupos de alimentos fundamentais para o nosso organismo: leite, iogurtes e queijos - principais fontes de cálcio, importantes para o tecido ósseo e ricos em proteínas; cereais, pães e biscoitos – fontes de carboidratos e energia e os integrais também levam grande quantidade de vitaminas e fibras, que atuam no bom funcionamento do intestino; frutas (em suco ou in natura) - ricas em vitaminas, minerais e fibras, favorecem o bom funcionamento do intestino.
 
Lembre-se: valorize mais essa refeição e garanta bem-estar e muito pique! Procure um nutricionista para recomendações nutricionais específicas em cada caso, e também para que o profissional auxilie em algumas estratégias, principalmente relacionadas ao consumo alimentar infantil e ou de adolescentes.
 
*Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News. 

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