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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

A importância de cuidar da hidratação nos dias mais quentes

28 janeiro 2019 - 07h38

A ingestão de água auxilia no bom funcionamento dos rins evitando a formação de cálculos renais, mantém a pele hidratada naturalmente e ajuda no funcionamento do intestino, evitando a constipação.

Além disso, inibe dores de cabeça, evita inchaços no rosto e no corpo. Sobretudo em dias quentes o essencial é beber em média 2 litros de água Expor a pele a altas temperaturas aumenta o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. O ideal é aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco.

A desidratação produz-se quando a eliminação de água do corpo é maior que o volume ingerido. A sensação de sede é um sinal tardio de falta de água, que ocorre quando o organismo já esgotou suas reservas de água, o ideal é ingerir um copo de água a cada uma hora nos dias quentes, e principalmente quando exposto ao sol. Com o aumento da temperatura, se torna mais importante o cuidado com a hidratação. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação. 

Além da sede a desidratação leva a diminuição do volume sanguíneo levando o coração a aumentar os batimentos (taquicardia), mau funcionamento dos músculos gerando fraqueza, como também confusão mental, mau hálito, boca, pele e garganta seca.

Dicas para manter a hidratação em dia

- Não espere sentir sede para tomar água, pois a sede já é o primeiro sinal de desidratação.

- O ideal é manter uma garrafinha d’água sempre por perto, na bolsa ou na mesa de trabalho, para consumir com frequência.

- Existem ainda alguns aplicativos para smartphone que funcionam como lembretes e podem ser configurados de acordo com os horários de cada um.

- Também vale programar o despertador do celular para lembrar-se de tomar água ao longo do dia.

No mais, para a hidratação, além da água pode-se ingerir sucos, chás gelados e a água de coco. A água de coco é muito interessante uma vez que sua composição é semelhante à dos líquidos corporais, contribuindo para a hidratação e para a reposição de minerais como o potássio, geralmente perdido pela transpiração.

Lembre-se: a boa hidratação é fator fundamental para que todas as funções sejam desempenhadas de maneira adequada. 

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