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COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

A alimentação da mulher

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

11 março 2019 - 00h02

A mulher, passa por várias fases na sua vida, por isso deve ter cuidado com as diferentes faixas etárias. A alimentação da mulher tem, hoje, essa maior atenção pela rotina diária exaustante e pelos diferentes ciclos de vida, ou seja, ela precisa adequar à TPM (tensão pré-menstrual), ao climatério (fase que antecede a menopausa), à menopausa (última menstruação), e, possivelmente, à gestação.

Alguns nutrientes são especialmente importantes para a mulher, e sua ingestão regular pode ser essencial para evitar doenças como a osteoporose, enxaqueca, endometriose, câncer de mama e de útero. Até problemas como ansiedade, alterações de humor e depressão podem ser evitados com uma dieta adequada e hábitos saudáveis de vida, como a prática regular de atividades físicas.

Idade Fértil

Durante ao ciclo menstrual há a necessidade de um consumo maior de ferro (devido as perdas sanguíneas). Com relação as alterações de humor que acontece no período pré-menstrual os nutrientes como magnésio (cereais integrais, vegetais folhosos escuros e castanhas) e vitamina B6 (cereais integrais, feijão, lentilha e grão de bico), são importantes para a formação de serotonina, melhorando o humor.

Período Gestacional

Durante a gestação os nutrientes são essenciais para o desenvolvimento do bebê e os que merecem destaque são: o ácido fólico (lentilha, grão de bico, feijão, vegetais verdes escuros, abacate e castanhas), ferro (carne vermelha, fígado, aves, peixes e gema de ovo,) e cálcio (leite e derivados).

Após os 30

Nessa etapa da vida, começa a haver redução do colágeno, nessa fase a vitamina C (frutas cítricas) é muito importante para a produção do colágeno assim como alimentos proteicos de origem animal.

Menopausa

Em decorrência da redução nos níveis de estrógeno, que ocorre no período do climatério (que antecede o fim da menstruação), a mulher é afetada principalmente em sua pele e suas curvas. Além da diminuição do colágeno que provoca a perda da elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos, a massa muscular diminuir e aumenta a concentração de gordura corporal, principalmente na região abdominal.

À medida que a produção de estrógeno cai, as taxas de colesterol e triglicérides no sangue tendem a aumentar, a absorção do cálcio pelos ossos fica prejudicada e, deste modo, aparecem os riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e osteoporose. Tudo isso deve ser compensado com a alimentação.

Se estiver nessa fase, a mulher deve redobrar os cuidados com o cardápio, sempre com planejamento: controle do consumo de alimentos gordurosos, sal e açúcar. As refeições devem conter carne magra além de cereais integrais, hortaliças e grãos. Vale destacar que a linhaça contém lignanas, um tipo de fitoestrógeno, utilizado como alternativa para a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Além disso, a mulher deve aumentar o consumo de alimentos fontes de cálcio (leite e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, soja e derivados). Incluir a soja é uma ótima opção.

No entanto existem alimentos que devem ser evitados, porém essa indicação deve ser feita por um profissional, que irá individualizar a dieta. Nada deve ser comum, padronizado: a dieta não pode ser "engessada". As dietas da moda excluem alimentos importantes como carboidratos, proteínas ou lipídeos de modo que não servem para manter os hábitos de vida saudáveis.

Além dos cuidados com os hábitos alimentares, não tomar nenhum medicamento ou suplemento nutricional por conta própria são fundamentais. Faça acompanhamento médico e nutricional.

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