Menu
Busca sexta, 05 de junho de 2020
(67) 99659-5905
COLUNA

Saúde

Fernanda Viana

A alimentação ajuda no tratamento da dengue

E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com

01 abril 2019 - 00h03
Os alimentos mais indicados para quem está com dengue são especialmente alimentos ricos em proteína e ferro, que são nutrientes importantes para evitar anemia e aumentar a formação de plaquetas, substância esta essencial para prevenir hemorragias e que está em falta no organismo durante a dengue. Assim, os alimentos que ajudam contra a dengue são:
 
Carnes magras, como frango, carne vermelha sem gordura e peixe;
 
Leite e derivados;
 
Ovo;
 
Feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha;
 
Água, água de coco, sucos naturais de frutas.
 
Além disso, é também importante consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, abacaxi e kiwi, pois essa vitamina ajuda na absorção de ferro no intestino e fortalece o sistema imune.
 
Ressalta-se que a hidratação é fundamental, além do soro aplicado ambulatorialmente, é preciso beber muita água para hidratar o corpo e fazer repouso. Recomendam-se também a ingestão regular de soro caseiro, sucos de frutas e água de coco. Lembre-se pessoas sem apetite devem ser estimuladas a ingerir muito líquido e consumir pequenas porções de alimentos a cada 2 a 3 horas.
 
Além dos alimentos que ajudam no combate à dengue, deve-se evitar alguns alimentos que aumentam a gravidade da doença, pois o vírus da dengue provoca algumas alterações no organismo que favorecem a ocorrência de hemorragias, por isso a recomendação da ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição) é que alguns alimentos devem ser restringidos, como os que tenham salicilatos, por exemplo: ameixa, amora, batata, limão, maçã, nozes, pepino, pêssego, pimenta e tomate.
 
No mais, vale lembrar, que uma boa alimentação à base de frutas e hortaliças variadas e carnes magras é imprescindível para aumentar a resistência imunológica e manter o organismo nutrido. Cuide-se!
 

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia - CRN3 27940. Escreve para o Dourados News

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Feijão e fatores antinutricionais
Covid-19 e cuidados com delivery
Hiperêmese gravídica: entenda doença que causa náuseas e vômitos excessivos durante a gestação
Data de validade: vamos levar a sério?
A “milagrosa” água com limão

Mais Lidas

PANDEMIA
Em disparada, casos de Covid-19 tem novo recorde diário e passam de 400 em Dourados
EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
DOURADOS
Conselho aponta riscos de contaminação em massa por coronavírus no HV