Menu
Busca sexta, 19 de julho de 2019
(67) 9860-3221

"Janela" vai salvar mandatos de quem mudar de partido

19 junho 2015 - 09h32

#Caminho livre

A Câmara dos Deputados aprovou, aos 45’ do segundo tempo da primeira parte da reforma política, uma emenda à Constituição que abre um período de 30 dias para que deputados federais e estaduais e vereadores possam trocar de partido sem perderem seus mandatos. De acordo com a proposta, a janela será aberta após a promulgação da emenda. Isso só acontecerá se a Câmara aprovar novamente o texto em uma segunda votação e se ele for mantido pelo Senado.

....

#Tempo

Segundo a emenda - aprovada por 317 votos favoráveis, 139 contrários e seis abstenções -, o partido que perder um integrante não será prejudicado em relação ao cálculo para a distribuição dos recursos do Fundo Partidário e nem para o acesso ao tempo de rádio e TV.

....

#Eles podem

O texto determina que as regras valerão para quem for detentor de mandato eletivo. No entanto, na prática, senadores, prefeitos, governadores e presidentes da República não precisarão utilizar as novas normas porque o Supremo Tribunal Federal decidiu no fim de maio que a regra da fidelidade partidária não se aplica ao grupo. Os eleitos para este cargo podem trocar de partido sem terem seus mandatos cassados.

....

#De saída

A medida pode ser a salvação dos irmãos Marquinhos e Fábio Trad, que pretendem deixar o PMDB. O primeiro, deputado estadual, pretende disputar a prefeitura de Campo Grande por outra legenda; Fabio é primeiro suplente à Câmara Federal e não perderia a condição com a saída, já decidida, do partido.

....

#Empurrão

A janela de 30 dias também favorece a decisão da vereadora Délia Razuk que tem manifestado desejo de deixar o PMDB, onde, segundo ela, não teria espaço para viabilizar candidatura a prefeita. Delia também é primeira suplente de deputada estadual.

....

#Pedetê

O deputado federal Dagoberto Nogueira deve ser conduzido hoje à presidência do PDT estadual. A convenção acontece na sede do partido, com as presenças do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi e do ministro do Trabalho, Manoel Dias.

....

#Candidato

Dagoberto assume o PDT estadual com a possibilidade grande de vir a ser o candidato da legenda brizolista à prefeitura da Capital nas eleições do ano que vem.

....

#Sucessão

O PSDB também realiza convenção já de olho na sucessão municipal na Capital e também no interior. O secretário estadual de Fazenda, Márcio Monteiro, deve ser reconduzido à presidência regional, com a missão de preparar a legenda para as disputas do ano que vem. Em Campo Grande, o principal nome para a disputa é o da vice-governadora Rose Modesto.

....

#Alô você

O ex-deputado Marçal Filho será recebido com festa no ninho tucano, amanhã. Volta ao partido como nome de peso para a sucessão municipal em Dourados. O radialista promete repetir a festa em Dourados, nos próximos dias, para marcar sua chegada ao PSDB.

....

#Convenção

A convenção do PSDB será durante toda a manhã deste sábado, na Assembleia Legislativa. Além de Marçal, três prefeitos devem assinar ficha no partido - Yuri Valeis, de Sonora; Cacildo Pereira, de Santa Rita do Pardo e Rogério Rosalin, de Figueirão. Atualmente, são 11 os prefeitos tucanos no Estado.

....

#De saída

O PT perde um de seus mais importantes quadros em Mato grosso do Sul. Ex-prefeito de Corumbá por dois mandatos seguidos (2005 a 2012), Ruiter Cunha formalizou ontem à tarde a sua saída, alegando que há alguns meses não vem se identificando com o partido e estaria se sentindo um “estranho no ninho”.
....

#No rival

Falar em ‘estranho no ninho’, o agora ex-petista deve aderir ao governo tucano. Indagado ontem mesmo sobre o futuro político, afirmou que ainda não definiu, mas admitiu a possibilidade de ir até para a base aliada do atual governo do Estado, que pertence ao PSDB, rival do PT.

....

Comentários, críticas e sugestões: cafeamargocoluna@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU!
Namorada de Enzo Celulari, Victória Bartelle se refresca em dia de sol
POLÍCIA
PF suspende inquéritos que usam dados do Coaf sem aval da Justiça
BRASIL
ANTT publica novas regras para cálculo do frete mínimo dos caminhoneiros
CORUMBÁ
Médico suspeito de cobrar por cirurgia no SUS é denunciado por abuso sexual
JUDICIÁRIO
Goleiro Bruno obtém progressão de pena para o regime semiaberto
TECNOLOGIA
UEMS oferece curso gratuito de informática básica em Dourados
SAPUCAIA
Motocicleta furtada é recuperada e condutor é preso por receptação
DESVIOS DA PETROBRAS
Ex-sanador Romero Jucá e Sérgio Machado viram réus na Lava Jato
ELDORADO
Falsa farmacêutica participava de campanhas e vacinava pacientes
JUDICIÁRIO
Vítima de agressões de ex-marido será indenizada por danos morais

Mais Lidas

FRONTEIRA
Pistoleiros são presos após executarem homem a tiros
FRONTEIRA
Suspeito de ter matado homem encontrado boiando em rio é preso
DOURADOS
Delegado encerra Inquérito e aguarda perícia para saber se tiro que matou bioquímico foi acidental
BR-163
Ponte sobre o Rio Dourados será parcialmente demolida em obra de R$ 3 milhões