Menu
Busca domingo, 18 de novembro de 2018
(67) 9860-3221

"Janela" vai salvar mandatos de quem mudar de partido

19 junho 2015 - 09h32

#Caminho livre

A Câmara dos Deputados aprovou, aos 45’ do segundo tempo da primeira parte da reforma política, uma emenda à Constituição que abre um período de 30 dias para que deputados federais e estaduais e vereadores possam trocar de partido sem perderem seus mandatos. De acordo com a proposta, a janela será aberta após a promulgação da emenda. Isso só acontecerá se a Câmara aprovar novamente o texto em uma segunda votação e se ele for mantido pelo Senado.

....

#Tempo

Segundo a emenda - aprovada por 317 votos favoráveis, 139 contrários e seis abstenções -, o partido que perder um integrante não será prejudicado em relação ao cálculo para a distribuição dos recursos do Fundo Partidário e nem para o acesso ao tempo de rádio e TV.

....

#Eles podem

O texto determina que as regras valerão para quem for detentor de mandato eletivo. No entanto, na prática, senadores, prefeitos, governadores e presidentes da República não precisarão utilizar as novas normas porque o Supremo Tribunal Federal decidiu no fim de maio que a regra da fidelidade partidária não se aplica ao grupo. Os eleitos para este cargo podem trocar de partido sem terem seus mandatos cassados.

....

#De saída

A medida pode ser a salvação dos irmãos Marquinhos e Fábio Trad, que pretendem deixar o PMDB. O primeiro, deputado estadual, pretende disputar a prefeitura de Campo Grande por outra legenda; Fabio é primeiro suplente à Câmara Federal e não perderia a condição com a saída, já decidida, do partido.

....

#Empurrão

A janela de 30 dias também favorece a decisão da vereadora Délia Razuk que tem manifestado desejo de deixar o PMDB, onde, segundo ela, não teria espaço para viabilizar candidatura a prefeita. Delia também é primeira suplente de deputada estadual.

....

#Pedetê

O deputado federal Dagoberto Nogueira deve ser conduzido hoje à presidência do PDT estadual. A convenção acontece na sede do partido, com as presenças do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi e do ministro do Trabalho, Manoel Dias.

....

#Candidato

Dagoberto assume o PDT estadual com a possibilidade grande de vir a ser o candidato da legenda brizolista à prefeitura da Capital nas eleições do ano que vem.

....

#Sucessão

O PSDB também realiza convenção já de olho na sucessão municipal na Capital e também no interior. O secretário estadual de Fazenda, Márcio Monteiro, deve ser reconduzido à presidência regional, com a missão de preparar a legenda para as disputas do ano que vem. Em Campo Grande, o principal nome para a disputa é o da vice-governadora Rose Modesto.

....

#Alô você

O ex-deputado Marçal Filho será recebido com festa no ninho tucano, amanhã. Volta ao partido como nome de peso para a sucessão municipal em Dourados. O radialista promete repetir a festa em Dourados, nos próximos dias, para marcar sua chegada ao PSDB.

....

#Convenção

A convenção do PSDB será durante toda a manhã deste sábado, na Assembleia Legislativa. Além de Marçal, três prefeitos devem assinar ficha no partido - Yuri Valeis, de Sonora; Cacildo Pereira, de Santa Rita do Pardo e Rogério Rosalin, de Figueirão. Atualmente, são 11 os prefeitos tucanos no Estado.

....

#De saída

O PT perde um de seus mais importantes quadros em Mato grosso do Sul. Ex-prefeito de Corumbá por dois mandatos seguidos (2005 a 2012), Ruiter Cunha formalizou ontem à tarde a sua saída, alegando que há alguns meses não vem se identificando com o partido e estaria se sentindo um “estranho no ninho”.
....

#No rival

Falar em ‘estranho no ninho’, o agora ex-petista deve aderir ao governo tucano. Indagado ontem mesmo sobre o futuro político, afirmou que ainda não definiu, mas admitiu a possibilidade de ir até para a base aliada do atual governo do Estado, que pertence ao PSDB, rival do PT.

....

Comentários, críticas e sugestões: cafeamargocoluna@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE
De máquina de escrever a estante, leilão oferta 12 lotes a partir de R$ 100
POLÍTICA
Bolsonaro sai em defesa de Tereza Cristina: ela tem nossa confiança
CAMPO GRANDE
Homem que se jogou do nono andar de hotel passa por cirurgia no braço
TEMPORAL
Fortes ventos derrubam mais de 30 árvores e deixa rastro de destruição em Dourados
CONCURSOS
Ao menos 13 órgãos abrem inscrições nesta segunda para 1300 vagas
CAMPO GRANDE
Corpo carbonizado é encontrado dentro de carro destruído pelo fogo
TEMPORAL
Ventos fortes derrubam árvores em Dourados
CONCURSO
Itaporanense conquista o título de Mister Personalidade de Las Américas
IGUATEMI
Mulher contratada por presidiário é presa com explosivos na MS-295
EMPREGO
Idosos no mercado de trabalho é recorde, mas sem carteira assinada

Mais Lidas

DOURADOS
Bandido armado faz arrastão do Flórida ao Centro durante a noite
DOURADOS
Dupla desobedece ordem de parada, é perseguida e acaba presa em flagrante por porte de arma
FACADAS
Traficante brasileiro mata namorada dentro de cela no Paraguai
CAMPO GRANDE
Homem se joga do 9° andar de hotel luxuoso na Capital