Menu
Busca quarta, 23 de janeiro de 2019
(67) 9860-3221

Educação escolar – além do pai/mãe e do professor - um problema da humanidade

09 junho 2015 - 07h18

De maneira geral, o diagnóstico que tem se apresentado da educação escolar brasileira denuncia a sua baixa qualidade. Como enfrentar os desafios que vivemos hoje?

O homem é um ser inteiro, diverso, que se movimenta, produtor de sentidos e que cultiva formas de expressão diferenciadas. A educação escolar tem trazido a este homem complexo e multidimensional um conhecimento fragmentado, homogeneizado e estático. São a divisão entre aulas teóricas e práticas, ciências humanas e exatas, o que revela uma perspectiva empobrecedora e opaca que não consegue extrair da educação seu autentico sentido relacional.

Cabe à educação escolar ultrapassar a mera absorção de conhecimentos parcelares e voltar-se para a compreensão e expressão da complexa rede de situações da realidade humana, traduzida na práxis.

Vê-se, então, que em vez de “dominar a matéria”, entendendo-se por isso produtos de conhecimento, é preciso desenvolver um processo emancipatório que cultive uma competência criativa e crítica. Isto implica em explicar e descrever as múltiplas relações que envolvem a condição do ser humano que está permanentemente em contato e confronto consigo mesmo, com os outros, com a sociedade, com a história, com a natureza e com o transcendente.

Refletir sobre educação dos bancos escolares pressupõe pensar em transversalidade e inclusão. Supõe a troca interdisciplinar, a discussão, e exerce o movimento que nos coloca diante da necessidade de “escrutar nossa condição”. Examinar-se, procurar-se numa dinâmica onde interior e exterior interagem, elaborando um diálogo vivificador do pensamento, permitindo ver os vários níveis de constituição do real e do humano; As várias formas de conhecimento, a desconstrução das certezas e das seguranças que preconizava a ciência como estatutária da verdade revelando a todos nós as várias dimensões do humano tecendo nossa complexa rede entre sensibilidades, razões cores e paixões.

Sentimos a imperiosa necessidade de redescobrir a ética cuja função é a de exercer um serviço de discernimento, depurando tudo o que venha compor a nossa vida, salvando-nos das malhas da absolutização do que é apenas “relativo”, da inflação do autoritarismo, das visões míopes, dos discursos esclerosados, da cegueira ideológica. A ética nos leva a dinâmica da alteridade como um dos maiores desafios da atualidade, instaurando com o outro um diálogo de relação e comunicação.

Entendo que somos eternos alunos, desenvolvendo sempre habilidades mentais, abrangendo a imaginação, e o pensamento crítico, exigindo a expressão de valores, atitudes, sentimentos, crenças, aspirações e o desenvolvimento de processos que encaminham toda a sociedade e toda a equipe escolar para uma maturidade compatível com o desenvolvimento das competências. No sentido pleno do exercício da ética e cidadania... “No sentido pleno de ser humano”. Uma visão global para enfrentar novos tempos.

Graduação em História, Especialização em Historia do Brasil e Mestre em Historia. – Agora Colunista do Jornal Dourados News.*







Deixe seu Comentário

Leia Também

SHOWBIZZ
Ex-BBB Michelly Crisfepe exibe barriga esculpida na web e recebe elogios
PAGAMENTO
Justiça suspende auxílio-mudança de parlamentares reeleitos
SAÚDE
Menino de 5 anos é diagnosticado com leishmaniose em Campo Grande
ECONOMIA
Aéreas brasileiras transportaram 103 milhões de passageiros em 2018
COXIM
Mulher não consegue falar com marido que é encontrado morto pela filho
UFGD
Concursos para docentes e técnicos divulgam candidatos isentos
ECONOMIA
Secretaria de Fazenda publica valor atualizado de Uferms para fevereiro
FORÇAS ARMADAS
Polícia recupera pistola de uso restrito desaparecida desde 2016
APRENDIZES-MARINHEIRO
Marinha abre inscrições para concurso com 1 mil vagas em todo país
ANASTÁCIO
Homem agride e furta dinheiro mãe para comprar bebida alcoólica

Mais Lidas

POLÍCIA
Homem morre após ser atropelado por Mini Carregadeira em Dourados
BRASILÂNDIA
Dono de casa de prostituição é preso por tráfico de mulheres
OPERAÇÃO PREGÃO
Ex-secretário de Fazenda João Fava Neto é preso na Capital
ENERGISA
Consumidores podem recorrer ao valor da conta de energia sem sofrer corte no fornecimento