Menu
Busca sexta, 21 de setembro de 2018
(67) 9860-3221

Educação escolar – além do pai/mãe e do professor - um problema da humanidade

09 junho 2015 - 07h18

De maneira geral, o diagnóstico que tem se apresentado da educação escolar brasileira denuncia a sua baixa qualidade. Como enfrentar os desafios que vivemos hoje?

O homem é um ser inteiro, diverso, que se movimenta, produtor de sentidos e que cultiva formas de expressão diferenciadas. A educação escolar tem trazido a este homem complexo e multidimensional um conhecimento fragmentado, homogeneizado e estático. São a divisão entre aulas teóricas e práticas, ciências humanas e exatas, o que revela uma perspectiva empobrecedora e opaca que não consegue extrair da educação seu autentico sentido relacional.

Cabe à educação escolar ultrapassar a mera absorção de conhecimentos parcelares e voltar-se para a compreensão e expressão da complexa rede de situações da realidade humana, traduzida na práxis.

Vê-se, então, que em vez de “dominar a matéria”, entendendo-se por isso produtos de conhecimento, é preciso desenvolver um processo emancipatório que cultive uma competência criativa e crítica. Isto implica em explicar e descrever as múltiplas relações que envolvem a condição do ser humano que está permanentemente em contato e confronto consigo mesmo, com os outros, com a sociedade, com a história, com a natureza e com o transcendente.

Refletir sobre educação dos bancos escolares pressupõe pensar em transversalidade e inclusão. Supõe a troca interdisciplinar, a discussão, e exerce o movimento que nos coloca diante da necessidade de “escrutar nossa condição”. Examinar-se, procurar-se numa dinâmica onde interior e exterior interagem, elaborando um diálogo vivificador do pensamento, permitindo ver os vários níveis de constituição do real e do humano; As várias formas de conhecimento, a desconstrução das certezas e das seguranças que preconizava a ciência como estatutária da verdade revelando a todos nós as várias dimensões do humano tecendo nossa complexa rede entre sensibilidades, razões cores e paixões.

Sentimos a imperiosa necessidade de redescobrir a ética cuja função é a de exercer um serviço de discernimento, depurando tudo o que venha compor a nossa vida, salvando-nos das malhas da absolutização do que é apenas “relativo”, da inflação do autoritarismo, das visões míopes, dos discursos esclerosados, da cegueira ideológica. A ética nos leva a dinâmica da alteridade como um dos maiores desafios da atualidade, instaurando com o outro um diálogo de relação e comunicação.

Entendo que somos eternos alunos, desenvolvendo sempre habilidades mentais, abrangendo a imaginação, e o pensamento crítico, exigindo a expressão de valores, atitudes, sentimentos, crenças, aspirações e o desenvolvimento de processos que encaminham toda a sociedade e toda a equipe escolar para uma maturidade compatível com o desenvolvimento das competências. No sentido pleno do exercício da ética e cidadania... “No sentido pleno de ser humano”. Uma visão global para enfrentar novos tempos.

Graduação em História, Especialização em Historia do Brasil e Mestre em Historia. – Agora Colunista do Jornal Dourados News.*







Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Criança de 1 ano desaparece de dentro de casa no Dioclécio Artuzi
CAMPO GRANDE
Proprietário rural é autuado em R$ 30 mil por incêndio de vegetação nativa
BRASIL
Dólar abre em alta de 0,46% cotado a R$ 4,0888
PARADESPORTO
Megaevento Paralímpico ocorre amanhã em Dourados e Campo Grande
EVENTO
Dia Mundial da Paz tem aula show de dança em Dourados
DOURADOS
Grupo ABV realiza Corrida Rosa 2018
OPERAÇÃO MENDACIUM
Polícia Federal faz operação contra fraude no seguro-desemprego
DOURADOS
Polícia flagra homem carregando botijão furtado no Jardim Itália
ELEIÇÕES 2018
MP convoca órgãos de segurança e orienta contra crimes eleitorais
NA RODOVIÁRIA
Paraguaio é preso em Dourados com quase 7kg de skunk

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia fecha entreposto de drogas e prende três no Jardim Colibri
DOURADOS
Esquema começou há 1 ano e maconha era armazenada em pneus
DOURADOS
PF apreende mais de 150 quilos de cocaína na Guaicurus
IVINHEMA
Mecânico morre ao ficar preso em cardan de caminhão