01/06/2012 06h14 -

Pastor evangélico convida católicos a agir

 

Dom Redovino

No final de abril de 2012, o juiz Victorio Giuzio Neto, de São Paulo, extinguiu a ação movida pelo Ministério Público Federal contra o Pastor Silas Malafaia, exigindo que ele se retratasse de um discurso considerado homofóbico, pronunciado em julho de 2011, no programa "Vitória em Cristo", na TV Bandeirantes.

Ao se referir à Parada Gay, realizada no mês anterior em São Paulo, ocasião em que seus organizadores haviam levado na marcha estátuas de santos em poses homoeróticas, ele havia afirmado: «Os caras da Parada Gay ridicularizaram símbolos da Igreja Católica, e ninguém fala nada! A Igreja Católica deveria entrar de pau em cima deles! Baixar o porrete neles, para que aprendam! É uma vergonha!».

Para o juiz, «as palavras de condenação do Pastor foram dirigidas mais aos organizadores do evento – pelo mau emprego de imagens de santos da Igreja Católica – do que aos homossexuais».

Nos mesmos dias, o oficial de Justiça Paulo José de Souza, membro da Igreja “Deus é amor”, de Dourados, tomava uma direção contrária, censurando, através de um jornal local, padres da Igreja Católica. Permito-me trazer alguns tópicos de seu artigo: «Pedofilia, essa palavra causa nojo em qualquer pessoa de bom senso. No entanto, é praticada por muitas pessoas e, inconcebivelmente, por alguns padres. O padre, em minha opinião, deveria ser casado. Não casar é, no mínimo, uma privação de direitos, fato esse que gera problemas em seu organismo, levando-o a praticar atos libidinosos, e até conjunção carnal anormal ao ser humano. Se o padre realmente for proibido de casar, deveria ser castrado. Se essa medida fosse adotada, não teríamos tantos casos de pedofilia e menos sofrimento a esses meninos que terão que carregar pelo resto de suas vidas, apesar da tenra idade, a desgraça de serem violentados e vilipendiados».

Pensei que acusação tão impertinente recebesse uma avalanche de respostas dos católicos da Diocese de Dourados, que conhecem os seus sacerdotes e acreditam que, dos 65 que nela atuam atualmente, ninguém mereça as críticas do Paulo José. De minha parte, posso dizer que, em sua totalidade, eles lutam para serem fiéis a Deus e se esforçam para acolher como irmãos a todos os que os procuram em busca de conforto e de apoio. Mas, por serem humanos, podem pecar, como também as pessoas que lhes jogam pedras!

Por que a maioria dos católicos prefere ficar em silêncio ante situações constrangedoras como as de São Paulo e de Dourados? Alguns, talvez, porque não chegam a tomar conhecimento dos fatos. Outros, por não se julgarem preparados para uma resposta adequada. É provável que haja também aqueles que pensam que não valha a pena, pois sempre haverá ataques contra a Igreja, por mais que se queira defendê-la. Mas, sem dúvida, há muitos que não o fazem por falta de coragem ou de convicções.

Não é o caso de Danilo Scandilheiro, o qual, no dia 3 de maio, no mesmo jornal em que apareceu a crítica do Paulo José, julgou que era seu dever responder. E o fez com sabedoria: «A opinião de Paulo José de Souza nos remete a uma época onde os homossexuais seriam apedrejados em praça pública. Causa-me estranheza que um homem que lida com leis, levante tal hipótese em pleno ano de 2012, onde os direitos humanos são tão difundidos! Com esse princípio, o ladrão deveria ter sua mão amputada como forma de castigo: teríamos, então, um bando de políticos “manetas” no Brasil! Seguindo o raciocínio de Paulo José, na cidade onde um juiz for acusado de pedofilia, deveríamos castrar todos quantos forem da lei! A Igreja Católica tem problemas, como qualquer instituição. Se numa família há um filho traficante, prende-se toda a família?».

Não sei quanto crédito mereçam as estatísticas: de acordo com elas, 85% dos casos de pedofilia são praticados por casados (e descasados), 65% por familiares e 0,3% por padres católicos. Em Dourados, até o dia 18 de maio, haviam sido registrados 37 abusos sexuais contra menores, número “inexpressivo” se comparado com os do Rio Grande do Sul, onde eles se sucedem a cada três horas, quase sempre em casa. Por tudo isso, num período histórico em que as Igrejas são cada vez mais contestadas, um pouco de humildade – e de ecumenismo – talvez não faça mal a ninguém...

Dom Redovino Rizzardo, cs

(12) Comentários

Algo que me deixa extremamente irritada é ouvir/ler comentários do tipo que foi feito pelo sr. Paulo José de Souza: "O padre, em minha opinião, deveria ser casado. Não casar é, no mínimo, uma privação de direitos".

Isso porque, desde o ingresso no Seminário, os propensos Padres já têm plena consciência de seu MINISTÉRIO. A eles, nada foi privado, pois, houve uma faculdade concedida, uma ESCOLHA disposta. Entenda-se: O homem só passa a ser Padre se, por sua livre vontade, aceitou, desde o início de sua caminhada, as condições para assim o ser. Antes de se iniciar o Celibato, houve a vontade humana expressa no SIM de seguir a caminhada.

A Igreja Católica nunca vai mudar algo que já vem há mais de 2000 mil anos. E isso não deve ser encarado como algo "retrógrado" ou "ultrapassado". Não. Vai muito além disso. O Celibato é algo pregado por Jesus Cristo, a chave do segredo para a sabedoria vinda de Deus. Se isso mudar na Igreja Católica, Padres não poderão ser considerados mais Padres.

Devemos sentir orgulho e ainda mais amor em anunciar que nossos Padres optaram pelo Celibato Clerical. Corajosos e dispostos a renunciarem aos prazeres carnais, nossos Padres dedicam todos os dias de sua vida para o casamento com nosso Senhor.

Além disso, o próprio Jesus Cristo, ao chamar seus fiéis, disse claramente: “Quem quiser me seguir, pegue sua Cruz e me siga”. Os Sacerdotes aceitaram esta cruz diária, nunca foi dito que seria fácil.

Desta forma, a luta carnal é constante para os cristãos que optam por este caminho. Padres Católicos são homens, assim como Pastores de outras religiões o são. Ambos fazem parte de instituições religiosas. Porém, por que se vê na mídia muito mais casos de pedofilia envolvendo Padres Católicos que Pastores de outras religiões? Será pelo fato de os Padres não poderem se casar?

Façamos um comparativo extremamente esdrúxulo para se entender aonde quero chegar. Imaginemos a seguinte situação: Existem milhões de pessoas que torcem para o Corinthians no Brasil. Entretanto, existem apenas centenas de pessoas que torcem para o 7 de Dourados. Passam constantemente na Rede Globo - a maior disseminadora de lixo intelectual que existe no país - notícias de corinthianos que matam algum torcedor do time adversário. E apenas uma vez, num período de 50 anos, passou um caso de assassinato de torcedor de time adversário cometido por torcedor do time do 7 de Dourados. Agora, me diga: Os assassinatos em maioria ocorreram por que as pessoas SÃO corinthianas, ou por que EXISTEM MUITO MAIS corinthianos que torcedores do 7 de Dourados?

Fazendo uma análise comparativa do exemplo dado, e das notícias de pedofilia envolvendo homens religiosos – entenda-se Padres católicos e Pastores de outras religiões – é claro o maior número existente de Padres em relação aos outros – até porque a religião católica é a que predomina no país. Por isso, os ignorantes acabam disseminando a ideia de que existem mais Padres que cometem este crime, e não “existem MAIS Padres que Pastores de outras religiões” – assertiva verdadeira.

Por outro lado, Jesus nunca escolheu homens santos para fazerem parte de seu rebanho. Homem Santo, somente o próprio Jesus Cristo.

Ora, não estou defendendo os Padres que cometem esta atrocidade. Pelo contrário, estes homens devem responder por seus atos, assim como qualquer outro cidadão que comete algum crime. O que estou tentando dizer é que o cometimento deste crime não deve ser associado aos Padres, ou à sua opção de não casar.
É claro que a nossa vontade, e principalmente a do próprio Jesus Cristo, é que não houvesse prática de crime algum. Que o amor prevalecesse sobre todas as diferenças e tentações. Porém, nossa Igreja é conduzida aqui na Terra por homens comuns, pecadores, sujeitos a todos os erros possíveis, ainda que lutem diariamente por sua santidade.

A ignorância das pessoas que fazem o tipo de comentário que foi citado- e aqui me refiro à ignorância da Palavra Sagrada, e não no sentido científico - leva a uma opinião grosseira, agarrando em argumentos frágeis para se tentar enfraquecer, ofender a religião Católica.

Não devemos nos deixar levar por essas pessoas vazias que, não havendo nada a acrescentar, atacam Jesus Cristo, nosso Salvador.

Católicos, aqui faço meu apelo: Continuemos unidos. Não vamos deixar que ataquem nossa religião. Vivam o catolicismo com amor.

 
Thaís C.F em 04 de junho de 2012 - segunda às 08:47

é incrível como o dourados news ama colocar essas matérias católicos x evangélicos

 
DANIELA em 01 de junho de 2012 - sexta às 16:04

"Quem nunca errou que atire a primeira pedra" - Com isso Jesus fez calar uma multidão nervosa querendo apedrejar um suposto caso de adultério. Os números não mentem, falam por si. Há tantos casos de estrupos hoje em dia e na maior parte dos casos envolve os próprios familiares. Claro que há casos envolvendo padres e casos envolvendo pastores. É claro que são a minoria, mas não justifica: é estarrecedor! Muito pior é quando se trata do pai da criança que comete esses absurdos! Tudo isso faz parte da purificação, do grande processo de purificação do Juízo Final! Tudo será despertado para que se julgue. Nenhuma das religiões salva ninguém! O caminho que leva à salvação deve ser percorrido por cada um que quiser se salvar. Mas que culpa tem essas crianças? Não são inocentes? E que nasce aleijado, cego ou com algum outro estigma?
Cada ser humano que vem à terra hoje, já vem com uma carga pesada de erros de vidas passadas! Quer queiram ou não! Isso é um fato inegável! Senão onde estaria a justiça nisso tudo? O fato é que cada religioso ou fiel deveria se preocupar e muito consigo mesmo e com os que lhe são próximos pois não há mais tempo a perder. Se voltem de todo o coração para o Criador, amem uns aos outros, naquele Amor de Cristo, amor severo e justo, não essa caricatura de amor humano.
Não serve de consolo saber que cada um que comete um tal abuso, religioso ou não, está praticamente condenado pois não lhe resta mais muito tempo para espiação. No entanto, se ainda, se arrepender de verdade, se ainda puder reparar o mal causado, se ainda conseguir o perdão da parte envolvida, uma tal trangressor ainda pode ter mais uma chance, embora muito difícil de entrar no reino do céu pois o Amor de Deus permanece vigilante e é diferente do que imagina a torta mente humana. Mas como isso é um "pendor" isso "pende" em sua alma e é difícil se limpar e se livrar disso...
"Felizes os que têm fome e sede de justiça pois é deles o reino dos céus" - Jesus, o Cristo.

 
Francisco em 01 de junho de 2012 - sexta às 15:58

Tenho esperança no dia em que aja mais critãos e menos evangélicos e católicos. Que venha o reino!

 
Marcos Roberto em 01 de junho de 2012 - sexta às 15:48

Admiro a dabedoria em que D, Redovino respondeu as acusações feitas contra a Igreja Católica. Paulo José, me admiro muito vc, uma pessoa instruída, pensa que entende de religião, mas a verdadeira religião é seguir os mandamentos do "amor" que Jesus Cristo nos deixou. Não me lembro ter lido na Sagrada Escritura para julgarmos as pessoas, sem ter conhecimento. VC, para mim é um fanático, aconselho a ler mais a Bíblia e fazer outros estudos a respeito de religiões... Nunca vi um comentário contra aqueles "pastores" que foram presos levando armas pesadas para o Rio d eJaneiro, e daquele que "engravidou a filha do ancião" ou ainda aquele que estuprou e matou um adolescente, isso vcs não comentam. Sabe o que vc faz? tempo vc tem. Evangelize, vá nas bocas de fumo, nas casas de prostituições e outros lugares onde as pessoas não conhecem o amor de Deus, anuncie o evangelho a eles, quantas pessoas estão precisando de uma palavra amiga, um pedaço de pão e vc preocupado em dizer bobagens contra a Igreja Católica? Viva o Evangelho. Isso basta. Se tua religião fosse tão boa, vc não estaria perdendo tempo em falar besteiras...seja sábio...e tenta ser feliz.

 
Marta Carvalho em 01 de junho de 2012 - sexta às 13:40

Sou evangelico e acho que os padres são o reflexo de Jesus na terra, como o Bispo disse não podemos julgar uma árvore inteira por causa de um fruto. Conheço Sacerdotes que doaram a vida a igreja e vivem a castidade como por exemplo o Monsenhor Jonas Abib da Canção Nova e tantos outros, o que ta acontecendo é uma guerra santa entre as igrejas. Sou a favor da união, hoje um pastor briga com o outro e ja abre uma nova igreja, e assim vai, porque os Evangelicos não se unem e formam uma só igreja????? Una e trinaa. Abraços

 
Rodrigo em 01 de junho de 2012 - sexta às 10:23

Chupa essa crentaiada

 
Junior em 01 de junho de 2012 - sexta às 10:18

Dom Redovino, acho engraçado como alguns Pastores de Igrejas evangélicas, se acham capazes de julgar, ou até mesmo ofender alguns membros do Catolicismo...
Fico perplexa com tanta mediocridade, então como dito no texto acima, deveria castrar muitos pais de familia, pois muitos dos casos de violencia sexual acontece dentro dos lares brasileiros, e na maioria das vezes por familiares e parentes próximos.
Eu sou católica, e tenho orgulho de ser uma jovem que segue uma igreja como a nossa.

 
BEATRIZ DA SILVA ROCHA em 01 de junho de 2012 - sexta às 09:44

Não passam de um ataque de hipócritas as declarações do Paulo José, pois, as igrejas evangélicas não estão entrando em acordo nem entre si pela partilha do dízimo e agora vem querendo desestabilizar a igreja católica. Caso de pastores pedófilos é conhecido rotineiramente, mas o problema é que não é vantagem ataca-los, pois, atacar uma minoria? Quais vantagens o maligno teria? Então procuram desestabilizar a igreja católica. Que pena e quanto hipócritas são esses evangélicos demagogos.

 
josimar em 01 de junho de 2012 - sexta às 09:44

graças a Deus sou catolico pastor o senhor deveria cuida dos seus rebanho do que fica fazendo criticas a nossa igreja pergunto pastor quantos Deus eziste

 
alcides pereira em 01 de junho de 2012 - sexta às 09:04

Esse velho papo de que "levam críticas", de que são seres humanos e por isso erram", de que só pq um erra, todos levam a culpa .... e blá, blá, blá... Meu Deus até quando ? O povo não é mais alienado, não precisa pagar mais indugências para ir ao céu, além disso está cansado dessa conversinha sem qualidade e muito menos coezão. Para uma classe cruel, corrupta, bandida, asquerosa que usou e abusou do povo (de Deus ou não), só lamento !! Deus é um Só (SHEMÁ) e mandou o seu filho, o único para ser nosso advogado.... Roga por nós, Jesus !! e não outro ser, que por sinal, é morto... pq se não parte para o Espíritismo ... Pensem, leiam e mentalizem a bíblia, deixa o Senhor falar contigo, e reconhecerás que Foi uma ilusão séculos e séculos atrás .... Graças a liberdade, direcionamento, contruímos uma comunidade forte, formada por seres humanos que erram, mas que não matam, não abusam e depois finge ser bomzinho com caridades, textos "positivos", e .. blá, blá, blá.
Parabés pastor Silas Malafáia, concerteza foi guiado pelo Espírito Santo quando disse ...

 
Andréia em 01 de junho de 2012 - sexta às 08:31

Não existe nenhum caso de pastor, que praticou pedofilia?
ele fala como, se fossem santo, se os padres tem que ser castrados no caso desse pastor
tinha que ser cortado a lingua.

 
Rosa em 01 de junho de 2012 - sexta às 08:18

Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O DouradosNews não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
* Obrigatório
 
2011 © - Dourados News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet
Tel. (67) 3423-5060 - 55 (67) 3421-6196
Rua Hilda Bergo Duarte, 462 - 1º Andar - Sala 01 - Edifício Dinho
Cep. 79.806 - 020 - Centro - Dourados - MS.