Menu
Busca quarta, 20 de fevereiro de 2019
(67) 9860-3221

De olho em 2018, partidos avaliam chances para 2016

08 junho 2015 - 07h07

###Está dada a largada
Lideranças dos principais partidos políticos do Estado não querem perder de vista a sucessão municipal em Dourados. Estão todos mobilizados e atentos à movimentação dos potenciais candidatos a candidatos à prefeitura do segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul. O resultado das eleições de 2016, certamente, pesará nas composições para 2018, quando serão eleitos, além de deputados estaduais e federais, o governador e dois senadores.


....


###Acordão
Faltando exato um ano para as convenções que definirão os nomes para a sucessão municipal, são várias as especulações sobre possíveis composições. Há, no entanto, quem aposte que a eleição em Dourados será decidida mediante a um grande entendimento envolvendo as diferentes siglas partidárias, na base do ‘um por todos e todos por um’. Resta saber quem serão os três mosqueteiros que irão repetir o grito de guerra.


....


###Cenário
Plebiscitária ou não, a verdade é que a sucessão de Murilo Zauith (PSB) já começa a mexer com as lideranças partidárias. O PMDB, por exemplo, busca apaziguar a sua meia-dúzia de pretensos candidatos a prefeito; o PSB segue à procura de um nome com densidade eleitoral; e o PSDB de braços abertos à espera de Marçal Filho; enquanto que o flerte de PT e PDT já está quase virando namoro; e o DEM, na espreita, esperando o momento certo de anunciar que é a ‘bola da vez’. No mesmo cenário, os partidos menores, como sempre, à espera da ‘melhor oferta’ para ver onde é que se encaixam.


....


###Sermão
No PMDB, onde há o maior número de candidatos a candidatos, o pontapé inicial para o entendimento será dado hoje. O ex-governador e principal líder da legenda no Estado, André Puccinelli, aterrissa na cidade pela manhã para passar o ‘sermão’. Aos afoitos e rebeldes deve cantar a letra e lembrar que a última palavra deverá ser - como sempre foi - a dele.


....


###Agenda
O colóquio de Puccinelli com o PMDB de Dourados começará às 10h, em reunião com a executiva municipal, presidida pelo ‘prefeiturável’ Geraldo Resende. Dessa reunião participarão também o suplente de senador Celso Dal Lago Rodrigues, o vice-prefeito Odilon Azambuja e o deputado estadual Renato Câmara, também lembrados como 'prefeituráveis’. Em seguida, André se reúne com o prefeito Murilo Zauith.


....


###Saliva
Puccinelli reservou a tarde para dois encontros mais especiais. Pretende gastar um pouco mais de saliva para convencer Marçal Filho a resistir ao assédio do PSDB e permanecer no partido. O mesmo deverá fazer com a vereadora Delia Razuk, a “noiva” pretendida por mais de uma sigla e que, por não ter garantia de espaços no PMDB, também estaria decidida a sair.


....


###Voando
O PSDB, conforme disse o governador Reinaldo Azambuja ao Dourados News na manhã de sábado, durante abertura da Exposição Agropecuária de Maracaju, ainda aguarda manifestação do ex-deputado Marçal Filho, que tem convite para voltar ao ninho, onde esteve nos anos 1990. No PSDB, o radialista entraria com grande possibilidade de ser o candidato a prefeito dos tucanos. Marçal e Azambuja devem bater o martelo esta semana, em Campo Grande.


....


###Quer ficar
Partido do prefeito Murilo Zauith, o PSB sonha permanecer à frente do executivo douradense. Ou pelo menos continuar participando da administração. Pelo menos foi o que disse ao Dourados News a presidente estadual da legenda, deputada federal Tereza Cristina, sábado em Maracaju. Afirmou que o partido está se estruturando e irá, “com certeza”, participar de chapa majoritária. Ela apontou o deputado estadual Barbosinha como opção para a disputa.


....


###Pauta
Teresa Cristina disse não saber o que Murilo Zauith conversará com André Puccinelli hoje, mas certamente falarão de política e eleições. Segundo ela, o momento é de conversas e os partidos se movimentam desde já para tentar chegar forte para as disputas de 2016. O PSB pretende disputar 12 prefeituras ano que vem.


....


###Nome certo
O PDT, segundo seu líder regional George Takimoto, vai entrar com candidatura própria na sucessão municipal em Dourados e o nome do empresário Adão Parizotto “é certo” para a disputa. A afirmação foi feita durante entrevista, sábado de manhã, na Grande FM. O deputado disse que o partido inicia nos próximos dias as conversações com outras legendas, visando futuras composições.


....


###Reforço
Ainda de acordo com Takimoto, o PDT realiza a convenção estadual no mês que vem e vai discutir qual estratégia eleitoral deverá adotar. Garantiu também que o nome de um importante empresário está entre as várias novas filiações que estão sendo encaminhadas pelo partido e deverá ser anunciado nos próximos dias.


....


###Ser ou não ser
Já o PT, que por oito anos foi protagonista e hoje não passa de coadjuvante, as correntes estão divididas em permanecer interpretando papel secundário ou se aventurar numa produção própria, onde exerceria o personagem principal.


....


Comentários, críticas e sugestões: cafeamargocoluna@gmail.com



Deixe seu Comentário

Leia Também

THETAHEALING
Capital sedia curso sobre cura energética no final de semana
EM BRASÍLIA
Reforma da Previdência deve incluir interesses de estados e municípios, diz Reinaldo Azambuja
SUSTO
Cascavel é capturada em cômodo de casa na Capital; veja vídeo
DARUK
PF prende homem em operação contra pedofilia em MS
BRASIL
MEC vai rever texto da base de formação de professores
ASSEMBLEIA
Cota zero volta a ser debatida com sugestão de autorização para captura de jacarés
CAMPO GRANDE
Veneno em carne crua mata cinco animais na Capital
BRASIL
Gabaritos do Enade 2018 já estão disponíveis no site do Inep
MS
Concurso da Educação: Governo abre prazo para recurso das provas para administrativos
APARECIDA DO TABOADO
MPMS pede que Sanesul substitua tubulação que contenha amianto asbesto

Mais Lidas

CRIME EM 10 DE FEVEREIRO
Acusados de matar jovem a facadas em Dourados se apresentam à polícia
DOURADOS
"Lata de sardinha": universitários sofrem com ônibus lotados para chegar até Universidades
TRÁFICO
Trio é preso com mais de meia tonelada de cocaína
DOURADOS
Polícia busca imagens para chegar a motociclista que atropelou e matou criança