Menu
Busca domingo, 23 de setembro de 2018
(67) 9860-3221

De olho em 2018, partidos avaliam chances para 2016

08 junho 2015 - 07h07

###Está dada a largada
Lideranças dos principais partidos políticos do Estado não querem perder de vista a sucessão municipal em Dourados. Estão todos mobilizados e atentos à movimentação dos potenciais candidatos a candidatos à prefeitura do segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul. O resultado das eleições de 2016, certamente, pesará nas composições para 2018, quando serão eleitos, além de deputados estaduais e federais, o governador e dois senadores.


....


###Acordão
Faltando exato um ano para as convenções que definirão os nomes para a sucessão municipal, são várias as especulações sobre possíveis composições. Há, no entanto, quem aposte que a eleição em Dourados será decidida mediante a um grande entendimento envolvendo as diferentes siglas partidárias, na base do ‘um por todos e todos por um’. Resta saber quem serão os três mosqueteiros que irão repetir o grito de guerra.


....


###Cenário
Plebiscitária ou não, a verdade é que a sucessão de Murilo Zauith (PSB) já começa a mexer com as lideranças partidárias. O PMDB, por exemplo, busca apaziguar a sua meia-dúzia de pretensos candidatos a prefeito; o PSB segue à procura de um nome com densidade eleitoral; e o PSDB de braços abertos à espera de Marçal Filho; enquanto que o flerte de PT e PDT já está quase virando namoro; e o DEM, na espreita, esperando o momento certo de anunciar que é a ‘bola da vez’. No mesmo cenário, os partidos menores, como sempre, à espera da ‘melhor oferta’ para ver onde é que se encaixam.


....


###Sermão
No PMDB, onde há o maior número de candidatos a candidatos, o pontapé inicial para o entendimento será dado hoje. O ex-governador e principal líder da legenda no Estado, André Puccinelli, aterrissa na cidade pela manhã para passar o ‘sermão’. Aos afoitos e rebeldes deve cantar a letra e lembrar que a última palavra deverá ser - como sempre foi - a dele.


....


###Agenda
O colóquio de Puccinelli com o PMDB de Dourados começará às 10h, em reunião com a executiva municipal, presidida pelo ‘prefeiturável’ Geraldo Resende. Dessa reunião participarão também o suplente de senador Celso Dal Lago Rodrigues, o vice-prefeito Odilon Azambuja e o deputado estadual Renato Câmara, também lembrados como 'prefeituráveis’. Em seguida, André se reúne com o prefeito Murilo Zauith.


....


###Saliva
Puccinelli reservou a tarde para dois encontros mais especiais. Pretende gastar um pouco mais de saliva para convencer Marçal Filho a resistir ao assédio do PSDB e permanecer no partido. O mesmo deverá fazer com a vereadora Delia Razuk, a “noiva” pretendida por mais de uma sigla e que, por não ter garantia de espaços no PMDB, também estaria decidida a sair.


....


###Voando
O PSDB, conforme disse o governador Reinaldo Azambuja ao Dourados News na manhã de sábado, durante abertura da Exposição Agropecuária de Maracaju, ainda aguarda manifestação do ex-deputado Marçal Filho, que tem convite para voltar ao ninho, onde esteve nos anos 1990. No PSDB, o radialista entraria com grande possibilidade de ser o candidato a prefeito dos tucanos. Marçal e Azambuja devem bater o martelo esta semana, em Campo Grande.


....


###Quer ficar
Partido do prefeito Murilo Zauith, o PSB sonha permanecer à frente do executivo douradense. Ou pelo menos continuar participando da administração. Pelo menos foi o que disse ao Dourados News a presidente estadual da legenda, deputada federal Tereza Cristina, sábado em Maracaju. Afirmou que o partido está se estruturando e irá, “com certeza”, participar de chapa majoritária. Ela apontou o deputado estadual Barbosinha como opção para a disputa.


....


###Pauta
Teresa Cristina disse não saber o que Murilo Zauith conversará com André Puccinelli hoje, mas certamente falarão de política e eleições. Segundo ela, o momento é de conversas e os partidos se movimentam desde já para tentar chegar forte para as disputas de 2016. O PSB pretende disputar 12 prefeituras ano que vem.


....


###Nome certo
O PDT, segundo seu líder regional George Takimoto, vai entrar com candidatura própria na sucessão municipal em Dourados e o nome do empresário Adão Parizotto “é certo” para a disputa. A afirmação foi feita durante entrevista, sábado de manhã, na Grande FM. O deputado disse que o partido inicia nos próximos dias as conversações com outras legendas, visando futuras composições.


....


###Reforço
Ainda de acordo com Takimoto, o PDT realiza a convenção estadual no mês que vem e vai discutir qual estratégia eleitoral deverá adotar. Garantiu também que o nome de um importante empresário está entre as várias novas filiações que estão sendo encaminhadas pelo partido e deverá ser anunciado nos próximos dias.


....


###Ser ou não ser
Já o PT, que por oito anos foi protagonista e hoje não passa de coadjuvante, as correntes estão divididas em permanecer interpretando papel secundário ou se aventurar numa produção própria, onde exerceria o personagem principal.


....


Comentários, críticas e sugestões: cafeamargocoluna@gmail.com



Deixe seu Comentário

Leia Também

UAU
Mariana Rios amostra corpo sequinho de biquíni em dia de piscina
UFGD
Com mais de 1.200 trabalhos inscritos, Enepex começa terça-feira
FRONTEIRA
Polícia apreende mais de R$ 300 mil em eletrônicos em para-choque
ELEIÇÕES 2018
Campanha de Delcídio divulga Nota sobre impugnação de candidatura
CAMPO GRANDE
Mulher é presa com carregador e 20 chips nas partes intimas em presídio
TEMPO
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
MEIO AMBIENTE
Mineradora é autuada e fechada por extração ilegal de areia
ELEIÇÕES 2018
A partir de hoje, candidatos só podem ser presos em flagrante
CORUMBÁ
Cavalos em rodovia causam acidente e deixam duas pessoa mortas
EMPREGO
20 empresa estão com inscrições abertas para trainee; veja lista

Mais Lidas

DOURADOS
Jovem foi espancada até a morte no Pelicano
DOURADOS
Jovem é encontrada morta no Jardim Pelicano
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação conjunta prende cinco Policiais Rodoviários Federais em MS
OPERAÇÃO NEPSIS
Ação cumpre mandados de prisão contra suspeitos de contrabando