Menu
Busca Sexta, 20 de Outubro de 2017
(67) 9860-3221

Tratamento inédito no país substitui cirurgia em paciente com próstata aumentada

05 Maio 2012 - 14h15

Uma nova técnica aplicada de forma pioneira no país pode ser a alternativa de tratamento àqueles pacientes com sintomas causados pela próstata aumentada com indicação de cirurgia. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo que não necessita de internação e é feito com anestesia local. O tratamento da radiologia intervencionista é chamado de embolização das artérias prostáticas. No início desse mês, durante o Simpósio Global de Embolização e Tecnologias, o procedimento realizado no Hospital Sírio-Libanês foi transmitido ao vivo para Nova York.

Para tratar o paciente com a técnica semelhante ao cateterismo, um minúsculo tubo flexível de dois milímetros de diâmetro é introduzido na artéria femoral pela virilha, que sob orientação de um aparelho que emite raios-X, navega até a próstata, injetando microesferas de resina acrílica inofensiva ao organismo. Depois, com a redução da circulação, o órgão começa a diminuir de tamanho e alivia a obstrução da uretra, permitindo a passagem da urina.

" Os resultados podem ajudar esses pacientes a melhorar sua qualidade de vida e evitar complicações que eventualmente são causadas pela cirurgia, como impotência, ejaculação retrógrada, transfusão sanguínea e incontinência urinária" , afirmou o médico Francisco César Carnevale, do Hospital Sírio-Libanês e coordenador do estudo.

O sucesso do tratamento no estudo inicial foi de 91% (sucesso na retirada da sonda vesical com melhora dos sintomas em pacientes com retenção urinária), com redução de aproximadamente 30% do tamanho da próstata. Houve melhora significativa da qualidade de vida dos pacientes ao longo do seguimento.

" Até o momento, o acompanhamento desses pacientes variou de, no mínimo, um ano e meio a, no máximo, quatro anos. Todos estão sem sonda vesical e evoluindo bem após o tratamento por embolização. A avaliação e acompanhamento pelo urologista é indispensável para a realização desse novo procedimento" , acrescentou Carnevale.

Melhoras clínicas gerais nos sintomas do trato urinário baixo foram observadas e confirmadas pelos pacientes. Eles revelaram também um alto nível de satisfação e melhora da qualidade de vida após o tratamento.

Os resultados do tratamento pioneiro foram publicados no trabalho intitulado Qualidade de vida e alívio dos sintomas suportam a embolização das artérias prostáticas para pacientes com retenção urinária aguda devido à hiperplasia prostática benigna, cujo resumo está disponível online.

Técnica poderá ser exportada

Membros das Sociedades Americana (SIR) e Europeia (CIRSE) de Radiologia Intervencionista estiveram recentemente no Brasil para aprender sobre esse tratamento e iniciar o processo para que ele seja oferecido nos Estados Unidos e na Europa.

Os achados do estudo foram apresentados durante o 37º Congresso Anual da SIR, realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, entre os dias 24 e 29 de março de 2012, sendo considerado entre os melhores trabalhos do evento.

isaude

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Cartão de confirmação da inscrição do Enem já está disponível
DOURADOS
Ladrão invade metalúrgica e leva computadores
CHUVOSO
Sol tira folga e final de semana deve ser com chuva em Dourados
PARQUE DO IVINHEMA
Incêndio que consumiu 28 mil hectares de parque é controlado
EDUCAÇÃO
Termina hoje prazo de inscrição do Enem para privados de liberdade
TELEVISÃO
Internautas se surpreendem com Vinicius D'black no 'The Voice Brasil'
FRONTEIRA EM GUERRA
Brasileiros são executados em Pedro Juan Caballero
DOURADOS
Atendimento de ônibus deve zerar fila de exames de mamografia
ESPORTES
27ª edição da Corrida e da Caminhada da Saúde será no domingo
SAÚDE&ESTÉTICA
Conhecida também como faringite, dor de garganta é comum nesta época do ano

Mais Lidas

VENTO E TERRA
Ventos e ‘tempestade de terra’ deixa douradenses em estado de atenção
VENTANIA
Internautas captam várias imagens da ‘tempestade de terra’ em Dourados; confira
VENTOS DE 46KM/H
Vídeo mostra árvore “esmagando” veículo em Dourados
ESTRELA PORÃ
Pai é suspeito de ter estuprado a filha em Dourados