05/05/2012 14h15

Tratamento inédito no país substitui cirurgia em paciente com próstata aumentada

 

.

Uma nova técnica aplicada de forma pioneira no país pode ser a alternativa de tratamento àqueles pacientes com sintomas causados pela próstata aumentada com indicação de cirurgia. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo que não necessita de internação e é feito com anestesia local. O tratamento da radiologia intervencionista é chamado de embolização das artérias prostáticas. No início desse mês, durante o Simpósio Global de Embolização e Tecnologias, o procedimento realizado no Hospital Sírio-Libanês foi transmitido ao vivo para Nova York.

Para tratar o paciente com a técnica semelhante ao cateterismo, um minúsculo tubo flexível de dois milímetros de diâmetro é introduzido na artéria femoral pela virilha, que sob orientação de um aparelho que emite raios-X, navega até a próstata, injetando microesferas de resina acrílica inofensiva ao organismo. Depois, com a redução da circulação, o órgão começa a diminuir de tamanho e alivia a obstrução da uretra, permitindo a passagem da urina.

" Os resultados podem ajudar esses pacientes a melhorar sua qualidade de vida e evitar complicações que eventualmente são causadas pela cirurgia, como impotência, ejaculação retrógrada, transfusão sanguínea e incontinência urinária" , afirmou o médico Francisco César Carnevale, do Hospital Sírio-Libanês e coordenador do estudo.

O sucesso do tratamento no estudo inicial foi de 91% (sucesso na retirada da sonda vesical com melhora dos sintomas em pacientes com retenção urinária), com redução de aproximadamente 30% do tamanho da próstata. Houve melhora significativa da qualidade de vida dos pacientes ao longo do seguimento.

" Até o momento, o acompanhamento desses pacientes variou de, no mínimo, um ano e meio a, no máximo, quatro anos. Todos estão sem sonda vesical e evoluindo bem após o tratamento por embolização. A avaliação e acompanhamento pelo urologista é indispensável para a realização desse novo procedimento" , acrescentou Carnevale.

Melhoras clínicas gerais nos sintomas do trato urinário baixo foram observadas e confirmadas pelos pacientes. Eles revelaram também um alto nível de satisfação e melhora da qualidade de vida após o tratamento.

Os resultados do tratamento pioneiro foram publicados no trabalho intitulado Qualidade de vida e alívio dos sintomas suportam a embolização das artérias prostáticas para pacientes com retenção urinária aguda devido à hiperplasia prostática benigna, cujo resumo está disponível online.

Técnica poderá ser exportada

Membros das Sociedades Americana (SIR) e Europeia (CIRSE) de Radiologia Intervencionista estiveram recentemente no Brasil para aprender sobre esse tratamento e iniciar o processo para que ele seja oferecido nos Estados Unidos e na Europa.

Os achados do estudo foram apresentados durante o 37º Congresso Anual da SIR, realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, entre os dias 24 e 29 de março de 2012, sendo considerado entre os melhores trabalhos do evento.

isaude

(22) Comentários

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

A coisa não é tão simples assim. Sómente os médicos que fazem a cirurgia falam bem dela. Até agora não vi um relato sequer de quem tenha feito. Conversando com o urologista de meu pai, o mesmo disse que o Carnevalle até hoje não apresentou os resultados de suas cirurgias em nenhum simpósio médico no Brasil, e olha que ele já faz tem tempo. Quantos pacientes? Quais resultados?
Ele é Radiologista e não Urologista. Claro que não ha impedimento para cirurgias experimentais, mas cade os resultados numéricos para a sociedade médica brasileira?
Entendo que os artigos até agora publicados são muito superficiais.

Com a palavra os embolizados!

 
Wagner em 18 de fevereiro de 2013 às 15:15

Dr. Francisco Cezar Carnevale, tenho 62 anos já estou com esta maldita doença a quase 2 anos, Tomo diariamente mesilato de doxazosina, já fiz duas biópsia que deu o resultado:Ausência de Neoplasia.Não tenho plano de saude, gostaria de saber se em Salvador Bahia já faz este procedimento, quanto custa a consulta e o procedimento chamado embolização das artérias da próstata.

Att.

Hailton Chagas Bastos

 
Hailton Chagas Bastos em 05 de fevereiro de 2013 às 11:52

Como vimos acima, muitas perguntas, mas respostas ´so de enderêço, seria importante fornecer detalhes sobre preços de consultas e tratamento e outros pormenores que dizem o estado do paciente que deve se submeter a embolização das artérias prostáticas.

 
Moacir Silva em 01 de janeiro de 2013 às 16:16

Sou de Natal/RN, sei que o preço da consulta custa R$ 600,00 caso alguém saiba o preço desta consulta, por gentileza me informe serei muito grato.
kaka.adrianocruz@hotmail.com

 
Severino em 29 de outubro de 2012 às 22:36

Caramba, só a consulta na Clínica Carnevale custa R$ 600,00. Quanto custará a embolização ?

 
Jorge Luis Baleia em 29 de outubro de 2012 às 11:27

Tenho 62 anos e tomo doxazosina 4 mg, porem, depois de 6 meses parei sem consultar o médico que prescreveu. Sinto que uma semana depois voltei a sentir dificuldade na micção e gostaria de saber se terei de retornar o uso do mesilato e por quanto tempo deve-se usá-lo. Meu PSA deu baixinho (1,95) depois dos 6/7 meses de uso do mesilato de doxazosina. Como moro no interior e não tenho um plano de saúde aqui , tenho que me consultar na capital e fica dificil.
Atenciosamente
Amigo de faculdade da minha amiga Carnevale.
Que o Senhor continue abençoando essa equipe!

 
eduardo palhares em 26 de outubro de 2012 às 20:51

BOM DIA!

ESSA NOVA TECNICA PARA TRATAMENTO DE HBP JA ESTA SENDO FEITA AQUI EM SALVADOR-BA?

NO AGUARDO DE UMA BREVE RESPOSTA

ADELSON MORAES

 
adelson moraes ribeiro em 14 de outubro de 2012 às 10:41

Gostaria de saber se este tratmento já está sendo feito em Salvador. Se sim, onde?
e se não, como poderei contactar com sua equipe. Tenho plano de saúde Bradesco.

 
JULIEL ANDRADE SILVA em 26 de setembro de 2012 às 15:57

BOA NOITE!

ESTES TRATAMENTO ESTÁ SENDO REALIZADO EM SALVADOR TB?

OBRIGADA!

FICA COM DEUS!

 
MARIA RITA VAZ RIBEIRO em 18 de julho de 2012 às 20:22

tenho 41 anos tenho prostatite cronica a 1 ano e meio os antibioticos nao fazem efeito este tratamento serve para esta doença obrigado

 
fabricio breno oliveira brasileiro em 14 de julho de 2012 às 18:25

Gostaria de saber se esse procedimento contra a hiperplasia já existe aqui em Savador, Bahia?

 
EVERTON DA SILVA CERQUEIRA em 05 de julho de 2012 às 17:02

Sou de Curitiba, preciso muito saber, se esta técnica já chegou aqui, caso positivo; em que hospital ou clinica ela esta sendo realizada; sofro desse mal a mais de 15 anos e venho me mantendo graças aos medicamentos, mas infelismente cada vêz, respondendo menos, não tenho nem um tipo de infecção e estou com os exames prontos, meu médico já agendou por 2 vezes a cirurgia convencional, arrumei uma desculpa e não fizemos, sinto que não posso esperar mais por muito tempo, confesso que estou indesciso, se faço a cirurgia convencional ou espero esta nova técnica e se ela demara a chegar por aqui, me sinto mais ou assim, se fico o bicho pega, se corro a a onça come ou entre a cruz e a espada. ficarei anciosamente aguardando uma ótima resposta.

obrigado.

 
jose em 04 de junho de 2012 às 14:45

Tenho interesse nesse tratamento, gostaria de obter mais informações, principalmente o telefone da clinica do dr. Carnevale, para que eu possa me informar.
Estou com HPB, tomo diariamente mesilato de doxazosina, tenho 61 anos e necessito de algum tipo de providência.
Obrigado
Valmorim

 
Valmorim Castilhos de Oliveira em 31 de maio de 2012 às 22:18

Boa tarde. Como faço para obter mais informações a respeito deste procedimento, se já está sendo realizado em outros estados, sou do Rio de Janeiro.

 
Hyllo Cardoso Junior em 17 de maio de 2012 às 15:00

Sou de curitiba pr.
Esto com iperplasia protaica,gostaria de informaçoes
do nome e codico do procidimeno.
com devo proceder.
Aguardo respoa .
obrigado.

 
joseaureliolima em 14 de maio de 2012 às 22:33

Sr.Dr.Francisco César Carnevale.
Pelo amor de Deus Doutor, preciso fazer esse tratamento com urgência,sofro com esse mal,tenho 61 anos,no Hospital do Homem aí em São Paulo já está fazendo esse procedimento?Não tenho plano de saúde,quanto fica esse tratamento,estou com todos exames em mãos,fiz três biópsia que deu o resultado:Ausência de Neoplasia.
Salvador-Bahia,11/05/2012.

 
Florisvaldo Souza Marques em 12 de maio de 2012 às 00:10

Doutor: Francisco Cesar Carnavele, Pelo amor de DEUS doutor, preciso fazer esse tratamento com urgência, portanto nos informe o preço como devo fazer para marcar uma consulta?
Meu endereço: rua Durval Guimarães número 900, edifícil: Everaldo Castro apto103 Ponta verde;
Celular: 82- 9308- 2460
Tenho plano de saúde GEAP, informe se aceita ou não,eu pago o tratamento mais me socorra!
Obs: não tenho câncer e nem problema renal, já estou com todos os meus exames prontos.
Maceió Alagoas, 10/05/2012

 
Audran Paz trevas, 65 e 6 meses. em 10 de maio de 2012 às 21:55

prof dr carnevalle. sou de manaus. e meu poodle nao consegue urinar direito. queria agendar uma consulta com o senhor

 
juvencio em 10 de maio de 2012 às 10:25

Sr.Dr. Francisco Cezar Carnevale,tenho 60 anos e sofro de HBP a 24 anos.Tomo diariamente mesilato de doxazosina para facilitar o fluxo urinario,portanto,por favor,gostaria de saber como contatar com a equipe coordenada por V.Sas.,a fim de obter as informaçoes necessarias para poder agendar a realizaçao do procedimento. Sem mais,antecipadamente agradeço: Curitiba-Pr.,07/05/l2- Cel: 04l 8403 5898 e Fone Ffixo: 04l 3264 2398

 
joao soares ferreira em 07 de maio de 2012 às 21:46

Como entro em contato com esta equipe medica?
Gostaria de realizar esse procedimento.
Grato

 
Rhoxy em 07 de maio de 2012 às 19:35
1 2