Menu
Busca terça, 26 de maio de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE E ESTÉTICA

Você sabe o que é melasma?

23 agosto 2019 - 09h51Por Esteticista Ariane V. Cavalcante
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.
 
Manchas escuras ou acastanhadas começam a aparecer na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior (o chamado buço). Pode ocorrer também o melasma extrafacial, com aparecimento das manchas escuras nos braços, pescoço e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Muitas vezes, as pessoas com melasma podem agravar a condição com um tratamento ou procedimento inadequado, ocorrendo piora importante das manchas.   
 
 
Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings, microagulhamento, aplicações de luzes ou lasers. É importante lembrar, que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte. Afinal, o melasma não tem cura, e sim, tratamento.
 
 
O ponto de partida para que o tratamento tenha efeito é a proteção contra os raios solares. As pessoas acometidas por melasma devem aplicar um filtro solar potente, físico e químico, com FPS alto nas regiões afetadas. Em especial, procurar por filtros que tenham proteções contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). O conceito atual do tratamento de melasma considera que o uso de filtros ajuda a estabilizar os benefícios obtidos através dos tratamentos.
 
Com a orientação de um profissional qualificado e uma boa avaliação, pode-se tratar o melasma com cremes tópicos que contenham ativos específicos como clareadores, despigmentantes, inibidores da melanina, entre outros. Também pode-se associar o uso de nutricosméticos (cosméticos em cápsulas) com ativos clareadores que agem no melasma. Para potencializar esse tratamento e se obter resultados mais rápidos, o profissional pode fazer o uso de peelings químicos, peeling rose de mer,  microagulhamento ou lasers. 
 
Assim como todo tratamento, as sessões necessárias variam, de acordo com cada tipo de pele e a profundidade do melasma na estrtura da pele. O tratamento para melasma requer tempo e muita disciplina do paciente, para que se obtenha um resultado positivo e satisfatório. 
 
 
A maior prevenção para o melasma é a proteção solar. As medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. Como o melasma pigmenta também com a luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente as pessoas com melasma. Por isso, devem-se associar à fotoproteção filtros físicos, que protegem da luz visível. Outra medida importante é a reaplicação do filtro solar, para manter a proteção adequada durante todo o dia. As pessoas com melasma devem também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Toda a medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada.
 
Agende sua avaliação e tenha um protocolo personalizado para o seu tratamento (67)99830-8763.
 
Rua João Rosa Góes,710. Sala 04. Vila Progresso. CEP:79804-020. Dourados-MS
 
Instagram e Facebook 
 
 

Ariane Vincensi Simões Cavalcante 

Graduada em Estética e Cosmetologia, pela UNIDERP - Campo Grande/MS 
Pós Graduada em Saúde Estética, pela UNIGRAN – Dourados/MS 
Micropigmentadora, por Vânia Machado Centro de Beleza - São José/SC
Colorimetrista e Pigmentologista por Vânia Machado Centro de Beleza – São José/SC

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

UFGD
Editora prorroga prazo de envio de propostas para publicação de livros
DISCUSSÃO
Justiça analisa prisão de pai e filho suspeitos de atirarem em vizinha
RIO DE JANEIRO
STF nega acesso de Flávio Bolsonaro ao depoimento de Paulo Marinho
COVID-19
Agentes do Detran/MS auxiliam em barreira sanitária nesta semana
PREVENÇÃO
Especialista alerta sobre o glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no mundo
ECONOMIA
Caixa credita hoje Auxílio Emergencial para 7,6 milhões de trabalhadores
CORONAVÍRUS
Rapaz de 28 anos é o 1º morador de Anastácio diagnosticado com covid-19
BRASIL
Senadores aprovam convocação de Weintraub por falas em reunião
CAPITAL
A pedido da defesa “Pedreiro Assassino” é transferido para presídio
TEMPO
Terça-feira ainda fria, com sol entre nuvens em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura estende toque de recolher em 2h em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 150 casos de Covid-19 e secretário diz ser assustadora a crescente na região
PANDEMIA
Dois meses após decreto de emergência, Dourados confirmou 127 casos de Covid-19
PANDEMIA
Número de pacientes internados por coronavírus em Dourados sobe 50% em 24h