Menu
Busca quarta, 20 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
SAÚDE

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)

22 outubro 2019 - 08h25Por Luciane Sperafico

A Psicoterapeuta e Especialista em Neuropsicologia Luciane Sperafico explica um pouco mais sobre como entender o TDAH.

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é uma patologia que afeta significativamente a saúde mental e a qualidade de vida de crianças e adolescentes em fase escolar.

Reconhecido pela (OMS) organização mundial de saúde, o TDAH é descrito como uma alteração comportamental, de bases neurobiológicas, caracterizado primariamente por três sintomas: a falta de atenção, excesso da atividade motora ou hiperatividade e a impulsividade. Além disso, é um distúrbio comum, de alta prevalência e acarreta prejuízos relevantes ao longo da vida.

O TDAH é um distúrbio genético, neurobiológico, caracterizado pelos sintomas de Desatenção acentuada, hiperagitação motora e excessiva impulsividade. Envolve graves alterações no conjunto das habilidades psicossociais e laborais do indivíduo, manifesta-se com sintomas mais evidentes na desatenção, além das alterações cognitivas apresentadas desde a infância.

O Diagnóstico deve ser realizado por um profissional capacitado, além da avaliação clínica realizado com um Psicopedagogo/Esp. em Neuropsicologia.

As informações escolares sobre o processo de aprendizagem e as dificuldades apresentadas são importantes para avaliações clínicas, no entanto, é fundamental enfatizar que somente o médico especializado poderá fazer o diagnóstico clínico e indicar o uso de medicação. Ao profissional da educação cabe conhecer sobre o transtorno e suas dificuldades para uma possível intervenção associada ao tratamento clínico. Neste sentido, saber acerca de características e sintomas que podem ser observados por pais e professores desde a infância e, inclusive no primeiro ano de idade, é fundamental para que os cuidadores busquem auxílio precoce.

 Tais características são apresentadas a seguir:

Lactente

 

“Bebê difícil”, insaciável, irritado, de difícil consolo, maior prevalência de cólicas, dificuldades de alimentação e sono.

Pré – escolar

 

Atividade aumentada ao usual, dificuldades de ajustamento, teimoso, irritado e extremamente difícil de satisfazer.

Escola elementar

 

Incapacidade de colocar foco, distração, impulsivo, desempenho inconsistente, presença ou não de hiperatividade.

Adolescência

Inquieto, desempenho inconsistente, sem conseguir colocar foco, dificuldades de memória na escola, abuso de substância, acidentes.

O tratamento acompanhado por um especialista inclui, além da terapia medicamentosa, orientação à família e à equipe escolar. O tratamento multidisciplinar, incluindo o atendimento Psicopedagógico/Neuropsicológico, desempenha um papel importante na qualidade de vida e no desenvolvimento das crianças e jovens com o transtorno, por amenizar os impactos negativos no ambiente escolar, além de refletir positivamente na vida dos pacientes.

Déficit de Atenção com Hiperatividade.

*Alguns Sinais aos quais os pais devem ficar atentos:

1-As crianças com TDAH perdem facilmente o foco das atividades quando há algum estímulo do ambiente externo, como barulhos ou movimentações. Elas também se perdem em pensamentos “internos” e chegam a dar a impressão de serem “avoadas”. Essas distrações podem prejudicar o aprendizado, levando o aluno a ter um desempenho muito abaixo do esperado.

2-Perder coisas necessárias para as tarefas e atividades, tais como brinquedos, obrigações escolares, lápis, livros ou ferramentas, é quase uma rotina. A criança chega a perder o mesmo objeto diversas vezes e esquece rapidamente do que lhe é dado.

3-Impaciente, não consegue manter a atenção por muito tempo. Por isso tem dificuldade em terminar a tarefa escolar, pois não consegue se manter concentrada do começo ao fim, e acaba se levantando, andando pela casa, brincando com o irmão, fazendo desenhos...

4-Traço típico da hiperatividade é comum que mãos e pés estejam sempre em movimento, já que ficar parado é praticamente impossível. A criança acaba se levantando toda hora na sala de aula e costuma subir em móveis e em situações nas quais isso é inapropriado. Para os pais, é como se o filho estivesse “ligado na tomada”.

5-Existe grande dificuldade em participar de atividades calmas e em silêncio, mesmo quando elas são prazerosas. Em vez disso, preferem brincadeiras nas quais possam correr e gritar à vontade. Por isso costumam ser vetados de algumas festas de aniversário ou passeios escolares.

6-Tendem a ser impulsivas e não conseguem esperar pela sua vez em filas de espera em lojas, cinema ou mesmo para brincar. É comum ainda que não esperem pelo fim da pergunta para darem uma resposta e que cheguem a interromper outras pessoas.

7-Distraída e sem conseguir prestar atenção na conversa, dificilmente consegue se lembrar de um pedido dos pais ou mesmo de uma regra da casa. A sensação que se tem é a de que ela vive “ no mundo da lua”. É comum, portanto, que os pais acabem repetindo inúmeras vezes a mesma coisa para a criança, que nunca se lembra do que foi dito.

8-A criança com TDAH não tem paciência nem para concluir um pensamento. Assim, ela acaba agindo sem pensar e chega a ser impulsiva e explosiva em alguns momentos. Os rompantes podem ser vistos, por exemplo, durante brincadeiras com os demais colegas que culminem em brigas ou discussões.

AGENDE sua Avaliação Psicodiagnóstica e Tratamento no CENAIPP

CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO / PSICOLOGIA/ NEUROPSICOLOGIA/COACH VOCACIONAL & CARREIRA

Os contatos:  (67)999548716 / (67)34210550

Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS

Facebook-Cenaipp

Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”

* Mestre em Psicologia

* Psicanalista

* Psicopedagoga

* Pedagoga e Neuropedagoga

* Especialista Em Neuropsicologia

* Atualização Em Reabilitação Neuropsicológica

* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo

* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental

* Screener da Síndrome de Irlen

*Analista Comportamental DISC pela SLAC

* Coach de Carreira &Coach Vocacional

*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU

*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional &Treino Cognitivo (Atenção)

*Formação em Psicologia Positiva e Terapia do Esquema

Leia Também

ARTIGO
Sempre é tempo de ser feliz
BRASIL
Projetos online estimulam combate à violência contra a mulher
DOURADOS
Recapeamento de ruas transversais pode custar R$ 5,5 milhões
DOURADOS
Vacinação antirrábica segue na região norte e quatro pontos fixos serão montados no sábado
MATO GROSSO DO SUL
Governo e Setor Produtivo lançam no dia 28 projeto de Liberdade Econômica em MS
ESCOLARES
Judoca de MS conquista o tri nos Jogos Escolares
CASSEMS ITINERANTE
Programa de prevenção leva atendimento especializado a sete municípios
CONSCIÊNCIA NEGRA
Apesar da inclusão, população preta e parda não se vê representada
TRÁFICO
Maconha que saiu da fronteira com destino a Campo Grande é apreendida
OPORTUNIDADE
Sanesul abre processo seletivo para contador, engenheiro e psicólogo

Mais Lidas

ESTELIONATO
Suspeita de aplicar golpes em Dourados é presa na Paraíba
OPERAÇÃO PATRON
Dono de loja de importados na fronteira também é alvo de operação
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Ex esperou mulher chegar de curso para tentar matá-la no Estrela Verá
OPERAÇÃO PURIFICAÇÃO
Justiça Federal aceita denúncia contra cinco suspeitos de corrupção na Funsaud