Menu
Busca quinta, 12 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221
ESTÉTICA

Foliculite no rosto: o que é e como tratar? Confira as dicas para saber qual o melhor tratamento para o problema

25 setembro 2019 - 15h32Por Gabrielle Nunes/Beleza Extraordinária

A foliculite é uma inflamação na pele que pode acontecer em várias partes do corpo, mas você sabia que também existe foliculite no rosto? Se você precisa de ajuda para identificar os primeiros sinais do problema ou para saber lidar com a inflamação, a gente pode te ajudar! 

Continue lendo a matéria e aprenda quais são os sintomas mais comuns, os tipos de foliculite no rosto e quais são os principais tratamentos. Vem conferir e aprender tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O QUE É E COMO SURGE A FOLICULITE NO ROSTO?

A foliculite nada mais é que uma inflamação na pele, podendo acontecer em qualquer parte do corpo que tenha pelos. O problema pode ser causado por bactérias ou mesmo pelo atrito com roupas apertadas. Além disso, muitas vezes, a foliculite surge após a depilação - seja com cera ou com lâminas de barbear -, quando ela não respeita o sentido de crescimento do pelo.

Isso pode fazer com que o pelo encrave, provocando as bolinhas vermelhas e, às vezes, com o centro amarelado que são o principal sintoma da foliculite. Pessoas com acne, dermatite e baixa imunidade podem estar mais propensas a desenvolverem um quadro de foliculite. 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE FOLICULITE NO ROSTO?

A foliculite no rosto pode ser provocada por duas formas principais: pela infecção por bactérias ou pela inflamação após uma depilação. Os dois tipos da doença têm características e tratamentos bem variados, já que a causa de cada uma é bem diferente. Conheça os dois tipos de foliculite no rosto:

Pseudofoliculite da barba: é o tipo de foliculite que aparece após depilações, quando um ou mais pelos encravam. É mais comum na barba em homens, mas também pode acontecer em mulheres nas pernas, virilha e axila.

Foliculite no rosto ou sicose da barba: nesse caso, ela é provocada pela bactéria Staphylococcus aureus. As bolinha vermelhas podem aparecer na barba, face, lábio superior, queixo e mandíbula, se manifestando na forma de bolinhas com pelo no centro ou placas avermelhadas.

COMO É O TRATAMENTO PARA A FOLICULITE NO ROSTO?

O tratamento para a foliculite inclui a higiene no local 3 vezes ao dia e pomadas antifúngicas e corticoides. Além disso, a água termal pode ser usada para acalmar a irritação na pele. Em casos graves, pode ser recomendada a cirurgia para remover os abscessos maiores e drenar o pus. Por isso, é importante se consultar com um dermatologista, que será capaz de identificar o tipo de foliculite e recomendar o melhor tratamento para cada caso.

COMO PREVENIR QUE A FOLICULITE VOLTE A ACONTECER?

Para evitar que a foliculite aconteça novamente, você pode usar argila vermelha para esfoliar a pele e impedir que os pelos voltem a encravar. Ela é um esfoliante natural e pode ser usada na rotina de beleza caseira para ajudar na renovação celular.

A argila vermelha também tem ação detox, ajudando a desobstruir os poros e evitando, além da foliculite, outros problemas de pele.A depilação a laser também é uma opção, já que destrói o folículo piloso e impede a foliculite. Por isso, se você tem foliculite reincidente, ela pode ser uma boa solução. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEGISLATIVO
Deputados aprovam Plano Plurianual e outras 21 matérias
SUL DE MS
Operação desarticula quadrilha, apreende armas, drogas e dinheiro
NAS AREIAS
Atletas de 4 municípios disputam o reinado do beach tennis no MS
MATO GROSSO DO SUL
Projeto de Marçal sobre acompanhamento domiciliar a pacientes com câncer vai à sanção
BRASIL
Bolsonaro sanciona lei que aumenta limite do saque imediato do FGTS
DOURADOS
Pré-matrícula na Rede Municipal vai até dia 23 de dezembro
ALMS
Rotary Club de Maracaju pode ser declarado de utilidade pública
FUTEBOL
Times de MS conhecem adversários na Copa do Brasil
TERCEIRA EDIÇÃO
Festival de Ginástica Artística encerra atividades do projeto 'Ginaslouquinhos'
REGIÃO
PMA aplica multa de R$ 25 mil após constatar degradação em APP

Mais Lidas

CAARAPÓ
Homem é assassinado a golpes de faca após discussão em bar
DOURADOS
Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi
GRANDE DOURADOS
Quadrilha especializada em roubo de caminhonetes é desarticulada e seis são presos
FURTO
Polícia recupera objetos e fecha ponto de receptação em Dourados