Menu
Busca quarta, 20 de novembro de 2019
(67) 9860-3221
CUIDADOS

Como cuidar da sua pele durante o tratamento de câncer

Segundo profissionais, uma solução para cuidar da pele durante o tratamento são os cosméticos oncológicos, específicos para quem faz quimioterapia

06 novembro 2019 - 15h54Por Ig Delas

Apesar de muita gente saber que um dos efeitos do tratamento de câncer é a queda de cabelo, não são todos que têm conhecimento sobre como a radio ou quimioterapia afetam a pele de um paciente. Porém, a pele também precisa de uma atenção especial nesse período. 

Leia também: Saiba os cuidados com o cabelo antes, durante e depois do tratamento de câncer

Em entrevista ao Delas , a farmacêutica Karina Soeiro, que também é desenvolvedora da 2Care, linha de cosméticos oncológicos da Cosmeteria Gourmet, explica que são os quimioterápicos que causam reações à pele durante o tratamento de câncer .

Entre os efeitos mais comuns, estão a radiodermite — queimadura e ressecamento causados pela radiação da radioterapia — e síndrome mão-pés, cujo sintoma principal é a formação de bolas, assim como o ressecamento, coceira e, em casos mais intensos, infecções secundárias.

Por causa disso, é importante que as pessoas que estejam em tratamento tenham uma rotina de cuidados intensificada durante o período. “A hidratação é necessária, pois os tratamentos oncológicos acabam enfraquecendo a derme", conta Thaís Carvalho, gerente de marketing da Premier Cosméticos, que possui a linha de cosméticos oncológicos Quartz Collection.

Além de não esquecer da hidratação, as dicas das profissionais incluem investir em sabonetes suaves para não prejudicar a pele, além de evitar usar perfumes ou outros produtos com fórmulas com ingredientes muito agressivos, como os com  parabenos, silicone e sulfato  , por exemplo.

Informações do Insistuto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, também reforçam que os hidratante e desodorantes não devem conter álcool. Se houver qualquer reação ou efeito na pele, a equipe médica deve ser avisada. 

Leia também: Por que o autoexame das mamas ainda é um grande tabu entre as mulheres?

É possível diminuir os efeitos do tratamento de câncer na pele?

shutterstock
Segundo profissionais, cosméticos oncológicos, específicos para a pele de pessoas com câncer, podem evitar os efeitos


Karina diz que a melhor forma de diminuir o ressecamento da pele durante a quimioterapia é invetir em cosméticos oncológicos. "Esses produtos, que vão desde sabonetes até hidratantes, contém todos ativos necessários para tratar e proteger a pele de pacientes."

Um ponto dessas linhas específicas é que elas já não são formuladas com os ingredientes que podem ser prejudiciais, mencionados anteriormente, além de serem ultra potentes no caso de hidratantes, ou ultra suaves no caso de sabonetes, o que quer dizer que a eficácia deles é mais intensa do que de cosméticos "comuns".

"Usar um hidratante formulado com insumos que reforcem a função barreira e tenha função de aumentar as defesas e o processo cicatricial da pele, assim como sabonetes que não são prejudiciais para a função barreira, podem tanto diminuir como tratar e evitar o aparecimento destes efeitos colaterais", comenta.

Leia também: Outubro Rosa: desafios de quem venceu o câncer de mama durante a gravidez

Outra dica é dar preferência para óleo de amêndoa e leite de aveia, ou produtos para bebês, mas sempre lembrando de checar a embalagem desses iens. Wecare Skin, Cosmeteria Gourmet, Sumred e Premier Cosméticos são alguns nomes brasileiros que produzem linhas de cosméticos específicas para pacientes em tratamento de câncer . 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL
Projetos online estimulam combate à violência contra a mulher
DOURADOS
Recapeamento de ruas transversais pode custar R$ 5,5 milhões
DOURADOS
Vacinação antirrábica segue na região norte e quatro pontos fixos serão montados no sábado
MATO GROSSO DO SUL
Governo e Setor Produtivo lançam no dia 28 projeto de Liberdade Econômica em MS
ESCOLARES
Judoca de MS conquista o tri nos Jogos Escolares
CASSEMS ITINERANTE
Programa de prevenção leva atendimento especializado a sete municípios
CONSCIÊNCIA NEGRA
Apesar da inclusão, população preta e parda não se vê representada
TRÁFICO
Maconha que saiu da fronteira com destino a Campo Grande é apreendida
OPORTUNIDADE
Sanesul abre processo seletivo para contador, engenheiro e psicólogo
R$ 6 MILHÕES
Carga milionária de cigarros que saiu de Caarapó é apreendida no Paraná

Mais Lidas

ESTELIONATO
Suspeita de aplicar golpes em Dourados é presa na Paraíba
OPERAÇÃO PATRON
Dono de loja de importados na fronteira também é alvo de operação
TENTATIVA DE FEMINICÍDIO
Ex esperou mulher chegar de curso para tentar matá-la no Estrela Verá
OPERAÇÃO PURIFICAÇÃO
Justiça Federal aceita denúncia contra cinco suspeitos de corrupção na Funsaud