Menu
Busca segunda, 19 de agosto de 2019
(67) 9860-3221
RURAL

Safra da cana-de-açúcar atinge 21,4 milhões de toneladas em MS

26 julho 2019 - 11h21Por Da Redação

A moagem de cana-de-açúcar da Safra 2019/2020 em Mato Grosso do Sul atingiu 21,4 milhões de toneladas até 15 de julho, 2% acima da quantidade processada no mesmo período da safra passada. Na primeira quinzena de julho, o processamento da matéria-prima foi de 2,9 milhões de toneladas, 20% menor comparado à mesma quinzena do ciclo anterior.

De acordo com o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, a ocorrência de chuvas concentradas nas áreas de lavoura prejudicou o resultado da produção na primeira quinzena de julho. “Fatores climáticos desaceleraram a colheita, sobretudo a ocorrência de chuvas nas principais áreas de lavoura foi o que influenciou no ritmo menor de moagem com 700 mil toneladas de cana processadas a menos na quinzena”, explicou.

Com relação à geada que ocorreu nas madrugadas de 6 e 7 de julho, o fenômeno foi registrado em pouco mais de 200 mil hectares de áreas de cana no Estado, em diferentes intensidades, portanto com diferentes possibilidades de impacto.

A estimativa de perda, a depender do manejo que as usinas consigam efetuar pode ficar ente 1 e 2 milhões de toneladas. A chuva, que pode atrapalhar, é um ponto de atenção.

A estimativa de moagem para a Safra, que só se encerra no final de março/20, é de 51 milhões de toneladas. 

Etanol e Açúcar

A produção de etanol hidratado atingiu 1,1 bilhão de litros do biocombustível até 15 de julho, volume 7% acima da safra passada. Já na quinzena, com os impactos das chuvas, a produção foi de 178 milhões de litros, com queda de 3% comparado ao mesmo período do ciclo anterior.

Já a produção de etanol anidro foi menor no período acumulado da safra com relação ao mesmo período da temporada anterior, com 234 milhões de litros [-11%]. Na quinzena, foram produzidos 31 milhões de litros [-50%].

No total, o Estado produziu 1,3 bilhão de litros até 15 de julho, volume 3% maior com relação ao mesmo período da safra passada.

A produção do açúcar, após uma leve recuperação no início da safra, voltou a ter queda no comparativo com a temporada passada. Foram produzidos 387 milhões de toneladas, quantidade 6% menor. Na quinzena, a produção do alimento foi de 59 milhões de toneladas [-40%].

Mix

O mix de produção na safra, assim como na quinzena, segue com 85% da cana-de-açúcar destinada para a produção de etanol e 15% para açúcar.

ATR

A quantidade de concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana se mantém praticamente estável, apesar da influência climática. No período acumulado da safra, o indicador foi de 127,59 kg [-0,9%]. Já na primeira quinzena de julho, o ATR por tonelada de cana foi de 139,90 kg [-0,49].

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Câmara vive expectativa enquanto gabinetes de suplentes são desocupados
PONTA PORÃ
Vendedor de joias é raptado na região de fronteira
EDUCAÇÃO
Mais de 2 mil presos realizarão provas do Encceja em MS
FUTEBOL
Dois jogos abrem a 17ª rodada da Série B do Brasileirão
DOURADOS
Foragido da Justiça é preso ao dar entrada em hotel com RG falso
DOURADOS
Mulher é estuprada e agredida por dupla na Aldeia Jaguapiru
SERVIÇO PÚBLICO
“Transporte coletivo não leva aluno de porta em porta”, rebate Viação Dourados
DOURADOS
Acusado de participação no sequestro de família douradense se apresenta à polícia
TRÁFICO
Mulher é presa com droga em ônibus a caminho de Goiânia
MODA E CIA
Papo & Unhas

Mais Lidas

DOURADOS
Homem tem residência visitada por bandido e carro furtado
POLÍCIA
Homem é executado por pistoleiros em Ponta Porã
ACIDENTE
Carro na contramão bate em van da banda Sampa Crew e deixa 1 morto e vários feridos
DOURADOS
Polícia investiga causas de acidente com morte na BR-163