Menu
Busca sábado, 14 de dezembro de 2019
(67) 9860-3221
RURAL

Geada não afeta estimativa de produtividade e milho deve ter safra recorde em MS

17 julho 2019 - 13h05Por André Bento

Com 435.386 de hectares colhidos, a produção do milho safrinha em Mato Grosso do Sul dá mostras de que vai mesmo atingir as projeções iniciais de 10,127 milhões de toneladas. Ao todo, a área plantada no Estado é de 1,918 milhão de hectares e a produtividade média deve manter-se em 88 sacas por hectare mesmo após o registro de geada em algumas regiões.

Divulgado nesta quarta-feira (17) pela Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), o mais recente Boletim Casa Rural do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) informa que a região norte está com a colheita mais avançada, em média de 28,8%. O centro tem 23,4% da área colhida e o sul, 21,5%. Em apenas dez dias, foram colhidos 157.276 hectares.

O Siga MS pontua que a expectativa de volume de grãos foi mantida mesmo com a ocorrência de geada nos dias 6, 7 e 8 de julho. Isso porque essas condições climáticas já eram esperadas pela equipe do projeto, “que já procedia de forma cautelosa na produtividade geral do estado, precavendo futuros efeitos climáticos que pudessem reduzir a produtividade de milho”.

Por essa razão, o Boletim Casa Rural diz entender “que a produtividade de milho safrinha do estado está dentro do previsto até o momento”.

Inicialmente, estimava-se 9,552 milhões de toneladas com produtividade média de 83 sacas por hectare, mas primeiros números de produtividade mostraram-se melhores dos que as expectativas iniciais, com médias acima de 100 sacas por hectare.

Considerando que 90% das lavouras sul-mato-grossenses foram cultivadas até 15 de março, de acordo com o zoneamento, o clima favorável no desenvolvimento da safra possibilitou revisão da produtividade para 83 sacas por hectare, com projeção de 10,127 milhões de toneladas de milho produzidas na safra 2019/2020.

No dia 11 de julho, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019, com estimativa de 240,7 milhões de toneladas de milho produzidas nessa safra em todo o Brasil. Desse total, 9.960 milhões no Mato Grosso do Sul, terceiro maior produtor nacional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PARANAÍBA
Motorista tenta ultrapassagem, carro cai em ribanceira e mata idosa
PONTA PORÃ
Administrador de fazenda é multado e preso por pesca durante a piracema
ECONOMIA
Pequenos negócios de MS terão R$ 2 bi em recursos do FCO em 2020
FRONTEIRA
Homem tenta passar pela polícia com 217 quilos de maconha
ESPORTE
Começa neste sábado a disputa pelo reinado do beach tennis em MS
AQUIDAUANA
Professor universitário urina em bar, dirige com pneu no aro e acaba preso
CLUBE DE TIRO
Humorista do Pânico faz show neste domingo em Dourados
CORUMBÁ
Dupla é Presa com 85 quilos de cocaína escondidos embaixo de cama
MUNICÍPIOS
Caracol recebe neste sábado asfalto, veículo e equipamentos para saúde
MUNDIAL DE CLUBES
Al Hilal vence e encara Flamengo nas semifinais

Mais Lidas

CAARAPÓ
Homem é assassinado a golpes de faca após discussão em bar
DOURADOS
Inteligência da PM prende dois por tráfico no bairro Estrela Tovi
GRANDE DOURADOS
Quadrilha especializada em roubo de caminhonetes é desarticulada e seis são presos
FURTO
Polícia recupera objetos e fecha ponto de receptação em Dourados