Menu
Busca terça, 18 de junho de 2019
(67) 9860-3221
DOURADOS

55ª Expoagro ‘abraça’ pequeno agricultor em evento

I Seminário da Agricultura Familiar abriu espaço para os pequenos agricultores debaterem a atividade e se capacitarem em busca de aprimoramento da produção

17 maio 2019 - 09h31Por Da redação

Pela primeira vez, a 55ª Expoagro abriu espaço em sua programação para um seminário sobre agricultura familiar. Pensando sempre em oferecer uma programação vasta e informativa, o Sindicato Rural de Dourados este ano oportunizou este debate junto aos órgãos da área, como Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Família) e Governo do Estado. Promovida pelo Sindicato Rural de Dourados, a 55ª Expoagro segue até domingo (19) no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

O I Seminário da Agricultura Familiar contou com a participação de muitos agricultores de Dourados e região, que puderam debater os desafios do dia-a-dia do campo com profissionais da área. Carlos Banci, que é extensionista rural, palestrou sobre os cenários e desafios da agricultura familiar e a importância do associativismo e corporativismo.

“Existem agricultores de maior e menor porte, e todos eles são importantes para a cadeia produtiva. Eles se complementam”, disse ele. “O grande agricultor se dedica à soja e milho, mas ele precisa do pequeno para fornecer leite e verduras. No entanto, entre eles há uma grande diferença de capacidade econômica. Por isso, debates como este são para a gente capacitar os menos favorecidos para que eles possam enfrentar este desafio de sobreviver. É fundamental que todas as feiras tenham este espaço, porque a agricultura familiar é importante para o país”, completou.

Após a palestra, foram debatidas as questões envolvendo associações e cooperativas da agricultura familiar em uma mesa redonda, debate que contou com a participação intensa do público presente. “A vantagem da agricultura familiar é a diversificação e isso é muito importante para o desenvolvimento do município, da sociedade local e regional. Quando se tem uma oportunidade de debater este assunto com ênfase no cooperativismo e no associativismo, é gratificante. Acreditamos que este é o caminho para o fortalecimento da agricultura familiar, através destes sistemas”, comentou o gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (Agraer-MS), Araquem Ibrahim Midon. Ele também ressaltou que o evento foi só uma “sementinha” e que o resultado do seminário virá, com certeza, em forma de desenvolvimento para a região.

Ao longo da 55ª Expoagro foram programadas mais de 80 palestras em diversas áreas do agro e muitas acontecem de forma simultânea na feira. Toda a programação técnica é gratuita e termina nesta sexta-feira (17), mas ainda dá tempo de participar.

Para esse último dia de palestras, o cronograma inclui dia de campo com oficinas nas áreas da piscicultura, produção de leite e hortifruti, assim como palestras do 3º Ciclo “Direito e Agronegócio” e o 3º Fórum de desenvolvimento da Suinocultura do MS.

Os visitantes da Feira também podem acompanhar o julgamento de raças, leilões e visitar os estandes e a exposição de animais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA
Homem é condenado por esfaquear mulher e terá que pagar R$ 8 mil
TRÂNSITO
Mais de 233 mil veículos devem passar pela BR-163 no feriado
POLÍTICA
Cinco partidos de oposição anuncia obstrução à reforma da Previdência
DIA 24
Luiza Brunet será empossada embaixadora do Mãos EmPENHAdas
RURAL
Plano Safra terá R$ 225,59 bilhões em créditos para agricultores
CAMPO GRANDE
Mulher vai ao salão de beleza e quando sai encontra veículo incendiado
POLÍTICA
Senado aprova parecer que pede suspensão dos decretos das armas
CAPITAL
Bebê pode ser a 2ª vítima de gripe em menos de 24 horas em MS
FUTEBOL
Peru vence e assume a liderança do grupo do Brasil na Copa América
JUDICIÁRIO
Procuradores definem lista tríplice para sucessão de Dodge na PGR

Mais Lidas

AQUIDAUANA
Douradense desaparece nas águas do rio Aquidauana durante banho
PARAGUAI
Motim termina com 10 mortos e presos queimados e decapitados
DOURADOS
Perseguição na Coronel Ponciano termina com homem preso e apreensão de mais de 700kg de maconha
MASSACRE EM SAN PEDRO
Ministro paraguaio promete expulsar membros do PCC após motim com 10 mortos